Aumentar a interação no Pinterest

Muitas marcas ainda se estão a debater para determinar se o Pinterest irá funcionar para o seu negócio.

E as empresas que já deram o salto para esta rede podem estar incertas de como utilizar a plataforma e qual deverá ser a sua estratégia.

A sua empresa enquadra-se numa destas situações?

O poder do Pinterest para Empresas

O Pinterest já deu provas do seu poder para as marcas – e os números não mentem:

  • O Pinterest já gera mais tráfego do que o Google+, YouTube e LinkedIn – Juntos1;
  • Apesar de a base de utilizadores do Pinterest ser apenas 7% da do Twitter, o Pinterest gera mais tráfego do que Twitter2;
  • Com apenas 1% do número de contas do Facebook, o Pinterest gera 13% do tráfego que o Facebook gera3;
  • Em Fevereiro de 2013, o Pinterest já tinha 25 milhões de utilizadores (em apenas 3 anos da plataforma)4;
  • A Sephora afirmou que os seguidores da marca no Pinterest gastam 3 vezes mais do que os do Facebook 5.

14 Dicas para aumentar a interação no Pinterest

 Aumentar a Interação no Pinterest

Já está convencido? Eu estou cada vez mais rendida a esta rede e tenho experimentado diversas estratégias para aumentar a interação na rede. Por isso decidi partilhar as que acho mais interessantes e que me têm trazido melhores resultados:

  • Se quer que os seguidores interajam com os seus pins, goste, siga, comente e faça repin de imagens de outros. O próprio Pinterest torna isto fácil: quanto mais pessoas e álbuns seguirmos, mais ideias vamos ter para partilhar.
  • O Pinterest é baseado em criatividade e diversão, por isso partilhe o melhor lado da sua marca. 
Aumentar a interação no Pinterest - Southwest Airlines no Pinterest
A Southwest Airlines tem álbuns com temas relacionados com aviões – festas, artes e ofícios, entre outros.
  • Crie imagens promocionais sempre com o Pinterest em mente. Por exemplo, cada artigo do blogue deve ter uma imagem forte que possa ser partilhada no Pinterest para aumentar o alcance da sua mensagem;
  • Os seus álbuns devem sobressair. Escolher um tema forte e imagens de qualidade são obviamente um ponto central, mas também o é escolher um título marcante.
  • As imagens não precisam ser tiradas por profissionais, mas use imagens coloridas e interessantes.
  • Adicione o botão “Pin it!” e outros botões de partilha nas redes sociais ao seu website/blogue para que os seus fãs possam espalhar a sua mensagem;
  • Encontre formas de envolver os fãs – talvez um concurso que os incentive a criar os seus próprios memes ou a enviar fotografias a usarem os seus produtos.
Aumentar a interação no Pinterest - Concurso da EmailVision Pin your Inbox
O concurso “Pin your Inbox” da Emailvision, incentivava que os email marketers partilhassem a sua campanha de email preferida.
  • Decida que história quer contar com as suas imagens;
  • Foque-se nos seus clientes. Que imagens será que eles vão achar úteis, divertidas e inspiradoras?
  • Os vídeos do YouTube também podem ser pinned para álbuns da mesma forma que outra imagem – por isso pode demonstrar a sua experiência através de vídeos de como usar os seus produtos passo-a-passo;
  • Mostre os bastidores da sua empresa com álbuns sobre os seus colaboradores, o ambiente na empresa e encontre outras formas de usar imagens interessantes para ajudar os seus potenciais clientes a descobrirem mais sobre o que oferece;
  • Tire partido do formato dos álbuns do Pinterest reunindo dicas de estilos de vida e de moda ou mostre os seus produtos em ambientes reais para mostrar como é que estes podem funcionar.
Aumentar a interação no Pinterest - US Army no Pinterest
O Exército dos Estados Unidos tem um álbum dedicado ao estilo militar.
  • O Pinterest tem um formato muito atual: imagens populares refletem, normalmente, tendências sazonais ou eventos, como épocas festivas (Natal, Dia dos Namorados ou outros) e lançamento de filmes;
  • A popularidade no Pinterest vem de suprimirmos o perfil típico de uma marca e de realmente respeitarmos a ética da rede.

De volta a si…

Estas são apenas algumas das formas para tirar partido do Pinterest para a sua empresa.

Experimente algumas. Veja aquelas que melhor funcionam com o seu público alvo e ajuste a sua estratégia no Pinterest de acordo com os resultados que vai obtendo.

O que é que acha? Já experimentou o Pinterest como empresa? Está a pensar adoptar algumas destas dicas que mencionei? Que outras dicas pode partilhar?

Por favor, deixe os seus comentários em baixo.

14 Dicas para aumentar a interação no Pinterest

por Helena Dias tempo: 3 min
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