
Mas então como podemos aumentar o alcance orgânico no Facebook?
1. Saiba quando os seus fãs estão online
Quer fazer chegar os seus conteúdos mais importantes ao máximo de utilizadores possível? Não se esqueça de consultar quando é que os seus fãs estão online!
Sempre que for publicar, garanta que o está a fazer num período de tempo em que o máximo de fãs da sua página está online – principalmente se não publicar múltiplas vezes por dia.
Isto pode parecer óbvio, mas poderá estar a prejudicar o alcance orgânico da sua página se publicar nas horas erradas. Felizmente, o Facebook ajuda-nos a corrigir isto.
Na seção das estatísticas, selecione a aba das Publicações. Aqui poderá consultar o gráfico intitulado Quando os seus fãs estão online, que nos indica quando os nossos fãs viram conteúdo de qualquer um – e não apenas da nossa página. O gráfico indica-nos ainda a que horas é que os nossos fãs estão online por hora – de forma geral ou em dias específicos da semana.

Dado que eu publico, pelo menos, 3 vezes por dia, faço questão de publicar os conteúdos mais importantes – nomeadamente o artigo do blog – nas horas em que sei que tenho o máximo de fãs online. E faço este exercício semanalmente para garantir que chego ao número de utilizadores possível.
2. Publique frequentemente
Quer alcançar mais pessoas? Publique múltiplas vezes durante o dia, com um período temporal entre as publicações.
Se não fizer nenhuma publicação na sua página hoje, o número máximo de pessoas que pode esperar alcançar é 0 – talvez tenha sorte e alcance um número reduzido de pessoas com conteúdo antigo, mas será um número mínimo.
Se publicar 1 vez, irá alcançar tantas pessoas quanto as que viram a publicação – correto?
Agora imagine que publica 10 vezes por dia – quantas pessoas irá alcançar?
Existem diversas opiniões diferentes sobre o número de vezes que devemos publicar no Facebook. Uns afirmam que devemos limitar o número de publicações para não irritar os fãs. Outros acreditam que devemos publicar no mínimo uma vez por dia.
Pelo menos metade dos seus fãs estarão no Facebook todos os dias – os quais estarão cerca de 30-60 minutos por dia.
Se não publicarmos, obviamente não alcançaremos ninguém! Se publicarmos 1 vez, apenas iremos alcançar os fãs que estão online entre uma janela temporal de 1-2 horas.
Para melhorar as nossas oportunidades de alcançar mais pessoas enquanto estão online, temos de garantir que publicamos várias vezes ao dia. O número de vezes, irá depender do conteúdo que temos para publicar, assim como as preferências do nosso público.

Dica: Não repita a mesma publicação várias vezes no mesmo dia. E não publique só por publicar. Se as suas publicações não têm qualidade, os seus fãs vão se afastar.
Se consegue garantir um nível elevado de qualidade dos seus conteúdos, então publique as vezes que quiser por dia.
Dica: Publique com pelo menos um intervalo temporal de 1 hora entre publicações. Pessoalmente, eu procuro garantir, no mínimo, um período temporal de 4 horas entre publicações e publico, no mínimo, 3 vezes por dia – um deles até publico durante a madrugada (mais à frente irei explicar o porquê).
Explore o artigo Como criar um Calendário Editorial para o Facebook para o ajudar a programar as publicações diárias na sua página.
3. Partilhe novamente conteúdo antigo
Quer alcançar um novo público? Calendarize artigos antigos mas populares para horas onde possa alcançar uma audiência completamente diferente!
Uma das estratégias que utilizo para garantir que publico diversas vezes por dia, é republicar conteúdos antigos mas populares do meu blog – esta é a publicação que faço durante a madrugada, normalmente enquanto durmo.
Todos os meses, atualizo a minha lista de conteúdos antigos que são populares e ainda têm valor. Depois publico entre as 2 e as 7 da manhã.
Escolhi esta hora porque, uma vez mais, tento publicar num período temporal de 4 horas. Adicionalmente, publico a esta hora para tentar alcançar um novo público – os que se deitam tarde e/ou os que se levantam muito cedo e até mesmo pessoas que estão num fuso horário completamente diferente do de Portugal, como é o caso do Brasil.
Esta estratégia tem-se mostrado muito efetiva – por “ressuscitar” os meus artigos mais antigos e por me trazer mais uma parte de cliques nos links.
4. Produza conteúdo estimulante
Quer aumentar o alcance orgânico no Facebook? Produza conteúdos que as pessoas de facto queiram ver e interagir com!
Sabia que existe de facto uma ciência para criar conteúdos partilháveis? Pelo menos existe uma ciência que nos ajuda a construir os títulos – incluindo para publicações no Facebook – que motiva os fãs a partilhar os nossos conteúdos.
Um estudo realizado pela Socially Stacked, afirma que uma publicação altamente partilhável no Facebook faz, pelo menos, uma das seguintes ações:
- Aconselha (p.e. How-tos);
- Surpreende;
- Inspira;
- Entretém (p.e. imagens e frases divertidas);
- Oferece (p.e. ofertas e descontos);
- Alerta;
- Une.
Sempre que fazemos um gosto, comentamos, partilhamos, clicamos num link, clicamos numa foto ou clicamos para ver os comentários – o Facebook vê que estamos envolvidos com aquela publicação.
E, tendo em conta que raramente interajo com uma publicação, as ações “invisíveis” (como um clique num link) são críticas para o meu feed de notícias e para a página da marca.
Por isso, produza conteúdos com qualidade e numa base regular que suscitem interesse aos seus fãs – e os levem a clicar ou a interagir com. Tudo o que precisamos é de um simples clique, e iremos continuar a aparecer no feed de notícias dos nossos fãs.
Mas seja criativo. Não recorra a call-to-actions como “clique se…”, “comente se…” ou “partilhe se..,”. O Facebook já afirmou que este tipo de ações será punido.
5. Construa a sua comunidade – da forma correta
Se quer aumentar o seu alcance orgânico, construa uma comunidade relevante de fãs que querem de facto ver os seus conteúdos!
Não compre fãs ou ofereça prémios não relacionados com a sua marca – irá destruir completamente o seu alcance.
Em primeiro lugar, faça tudo o que mencionei nos pontos anteriores. Se criar conteúdos relevantes, de forma consistente e frequente, acabará por alcançar não-fãs – e aumentará a sua base de fãs.
Se costuma investir em publicidade no Facebook, não se foque no preço mais baixo, mas sim em países relevantes para a sua marca – mesmo que isso signifique pagar mais, valerá a pena.
Recorra a Públicos Personalizados para segmentar as pessoas na sua lista de emails que ainda não são fãs da página.
Utilize o Graph Search e os Públicos Semelhantes para encontrar pessoas semelhantes à sua lista de emails – isto é, que gostam de páginas e têm interesses semelhantes ao seu público.
6. Publique mais do que uma imagem
Quando se começou a ouvir falar da acentuada queda do alcance orgânico no Facebook, muitos autores, como o Jon Loomer e a Mari Smith, foram dando inúmeras dicas de como contornar esta situação. Mas o que nenhum deles falou foi que ao publicarmos mais do que uma imagem pode ajudar – e muito – a aumentar o alcance orgânico.
Por isso, na próxima vez que publicar uma atualização de estado, inclua, no mínimo, 2 imagens, e irá aumentar o seu alcance orgânico!

É assim que se constrói uma comunidade no Facebook da forma correta.
Se seguir todas as dicas anteriores, é muito mais provável que consiga alcançar os fãs que de facto querem ver as suas publicações.