Mas afinal o que é Social Media Optimization?
Os motores de busca não são os únicos fatores de tráfego. Os Social Media (Facebook, LinkedIn, Twitter, Youtube, Slideshare, Google+, entre outros) são a principal atividade na Internet e cada vez mais a nossa fonte de potenciais clientes – e uma estratégia de Social Media Optimization (SMO) permite-nos atraí-los ao nosso Website. Sabia que o Facebook é 2º site mais visitado mundialmente? E que o Youtube está em 3º lugar? E o Wikipedia, Twitter e LinkedIn ocupam, respectivamente, o 6º, 12ºe 15º lugar?
E mesmo em Portugal esses lugares não variam muito com o Facebook em 2º, o Youtube em 4º, o Wikipedia em 8º, o LinkedIn em 14º e o Twitter em 19º. A lista completa pode ser consultada no website da Alexa.
O SMO é semelhante ao SEO porque ambos têm como objetivo primário gerar tráfego para o nosso site. Em termos gerais, Social Media Optimization refere-se a otimizar o nosso website e os conteúdos de forma a serem mais partilhados nos social media – principalmente nas redes sociais.
Vamos então trabalhar a nossa estratégia de SMO?
Social Media Optimization trata-se de convidar as pessoas para conversas em vez de simplesmente as convidarmos a transmitirem a nossa mensagem. Trata-se de ouvir as conversas em torno da nossa marca nos Social Media e agir sobre os resultados.
É uma hashtag ou um handle do Twitter (@CommunityPT) e Facebook em cada comunicação feita.
Somos nós – uma equipa ou um Community Manager/Social Media Manager – prontos a responder aos membros que interagem com a nossa marca.
E é integrando múltiplos pontos de contato nos diversos canais de comunicação com o cliente que conseguimos oferecer a melhor experiência com a marca ao nosso (potencial) cliente. Implementar estas estratégias não é trivial – embora a tecnologia existente já nos permita fazê-lo, tendo o potencial não só de aumentar as vendas, mas também de transformar a experiência do cliente.
Ligações externas entre outros sites e o nosso (Off-Page SEO) e a ligação de sites de referência é o fator mais importante para aumentar o ranking do website. Por isso, estas são as 5 estratégias que utilizo regularmente para tirar partido dos Social Media:
1 – Aumentar o alcance social
- Identificar as palavras-chave relevantes para a empresa/marca/produto semanalmente;
- Adicionar a página (ou o link para o seu site no seu perfil pessoal) em todos os social media que conhece – mesmo que não haja atividade é mais um link externo (e relevante!) a encaminhar para o seu website. Social Media recomendados: Google+, Delicious, Flickr, Youtube, Technorati, LinkedIn, Digg, Reddit, Pinterest, Blogguer e Hubpages.
- Completar e atualizar os seus perfil mensalmente (descrições e imagens) – As fotos de capa devem ser atualizadas, pelo menos, de 3 em 3 semanas.
Dicas: Utilize as palavras-chave na descrição da página do Facebook pois este texto é indexado! Utilize a mesma descrição (pelo menos o mais idêntica possível) em todas as redes porque o Google valoriza.
- Adicionar ícones sociais em qualquer conteúdo (estudos de caso, whitepapers, cartões de visita, apresentações, entre outros), ou páginas e publicações no blog;
- Adicionar hiperligações para determinado produto ou tema – por exemplo num estudo de caso, na palavra relacionada com ou referente ao produto adicione uma hiperligação para a página respetiva);
- Pesquisar por influenciadores/líderes e interagir com eles. O mais importante aqui é quando as pessoas falarem sobre nós, certificarmo-nos em falar deles também.
2 – Estimular a participação dos fãs
Para haver uma verdadeira participação dos fãs não devemos usar técnicas de venda agressiva.
- Desenvolver um plano criativo com conteúdo não promocional. Encontre a sua voz única/exclusiva;
- Ter como objetivo criar laços com a comunidade – pode ser engraçado, informativo, empático ou controverso.
O importante é deixarmos uma boa impressão, ser autênticos e relevantes para o nosso público. Consulte neste artigo algumas das estratégias que uso para este efeito no Facebook.
Dica: Altere o idioma do seu Facebook para English (US) para ter acesso ao Graph Search do Facebook. Esta funcionalidade irá permitir-lhe saber quais os interesses das pessoas que seguem a sua página.
3 – Identificar e atrair opinion makers
Encontrar e tirar partido do poder dos influenciadores é essencial para alcançar um nível superior nos Social Media. Estes influenciadores podem ser pessoas do seu sector (bloggers, jornalistas ou outros) ou mesmo os seus consumidores e seguidores mais importantes e ativos.
- Descubra quem são os seus influenciadores;
- Conecte-se com eles e recompense-os – ofereça um produto, convide-os a visitarem a sua empresa, a experimentarem os seus produtos e a conhecerem as pessoas por detrás da marca – isto vai ajudar a que estes falem sobre nós nas suas publicações (sem termos de pedir nada!)
A nossa base de seguidores aumenta quando temos estes influenciadores do nosso lado.
4 – Impulsionar a geração de Leads
Aprenda a monitorizar ativamente para dar respostas rapidamente às menções ou reclamações feitas publicamente.
- Monitorizar todos os comentários feitos por clientes, colaboradores e concorrentes e fazer retrações ou pedidos de desculpa;
- Analisar a concorrência – Monitorize cada uma da páginas dos seus concorrentes no Facebook criando Listas de Interesse no Facebook. Para isso, vá a Interesses no menu do lado esquerdo e siga os passos seguintes:
- Tirar partido do poder das recomendações, por exemplo no LinkedIn, para aumentar os esforços de geração de Leads;
Consulte o artigo sobre como vender no LinkedIn para tirar partido das recomendações nesta rede.
- Definir metas e testar todos os esforços de marketing – para otimizar continuamente as nossas ações.
5 – Analisar as estatísticas para otimizar as estratégias
O mais importante é percebermos o que funciona e o que não funciona. Implementar, usar e entender as ferramentas analíticas – como o Google Analytics.
- Percecione o que está a impulsionar o crescimento do número de seguidores e visitantes no website;
- Percecione se as campanhas nas redes sociais são eficazes na conversão de Leads em vendas;
- Otimize a sua estratégia – utilizando conteúdos de qualidade e que envolva influenciadores, internos e externos.