Helena Dias | Social Media Optimization | Aumentar reputação nas web
Desenvolver uma estratégia Search Engine Optimization (SEO) é a estratégia primária para todas as empresas que queiram ganhar visibilidade na Internet.
Ao contrário do que muito peritos têm escrito, o SEO não morreu.
Simplesmente, e como tudo em marketing, qualquer estratégia deve se ágil, flexível e deve ser pensada a longo-prazo.
A forma como comunicamos a nossa marca, empresa ou produtos (bens e serviços) é fundamental, mas a linguagem, mensagem, palavras ou títulos que usamos na construção de qualquer peça de comunicação são ainda mais fundamentais.
E, de certa forma, é isto mesmo que as técnicas de otimização dos motores de pesquisa fazem. É através de palavras-chave, títulos de páginas, textos e imagens, de conteúdos, estruturas de menus que o Google, Bing ou outro motor de busca utilizam para nos oferecerem conteúdos relevantes face ao que pesquisámos.

Mas afinal o que é Social Media Optimization?

Os motores de busca não são os únicos fatores de tráfego. Os Social Media (Facebook, LinkedIn, Twitter, Youtube, Slideshare, Google+, entre outros) são a principal atividade na Internet e cada vez mais a nossa fonte de potenciais clientes – e uma estratégia de Social Media Optimization (SMO) permite-nos atraí-los ao nosso Website. Social Media Optimization Sabia que o Facebook é 2º site mais visitado mundialmente? E que o Youtube está em 3º lugar? E o Wikipedia, Twitter e LinkedIn ocupam, respectivamente, o 6º, 12ºe 15º lugar?

E mesmo em Portugal esses lugares não variam muito com o Facebook em 2º, o Youtube em 4º, o Wikipedia em 8º, o LinkedIn em 14º e o Twitter em 19º. A lista completa pode ser consultada no website da Alexa.

O SMO é semelhante ao SEO porque ambos têm como objetivo primário gerar tráfego para o nosso site. Em termos gerais, Social Media Optimization refere-se a otimizar o nosso website e os conteúdos de forma a serem mais partilhados nos social media – principalmente nas redes sociais.

Vamos então trabalhar a nossa estratégia de SMO?

Social Media Optimization trata-se de convidar as pessoas para conversas em vez de simplesmente as convidarmos a transmitirem a nossa mensagem. Trata-se de ouvir as conversas em torno da nossa marca nos Social Media e agir sobre os resultados.

É uma hashtag ou um handle do Twitter (@CommunityPT) e Facebook  em cada comunicação feita.

Somos nós – uma equipa ou um Community Manager/Social Media Manager – prontos a responder aos membros que interagem com a nossa marca.

E é integrando múltiplos pontos de contato nos diversos canais de comunicação com o cliente que conseguimos oferecer a melhor experiência com a marca ao nosso (potencial) cliente. Implementar estas estratégias não é trivial – embora a tecnologia existente já nos permita fazê-lo, tendo o potencial não só de aumentar as vendas, mas também de transformar a experiência do cliente.

Ligações externas entre outros sites e o nosso (Off-Page SEO) e a ligação de sites de referência é o fator mais importante para aumentar o ranking do website. Por isso, estas são as 5 estratégias que utilizo regularmente para tirar partido dos Social Media:

1 – Aumentar o alcance social

  • Identificar as palavras-chave relevantes para a empresa/marca/produto semanalmente;
  • Adicionar a página (ou o link para o seu site no seu perfil pessoal) em todos os social media que conhece – mesmo que não haja atividade é mais um link externo (e relevante!) a encaminhar para o seu website. Social Media recomendados: Google+, Delicious, Flickr, Youtube, Technorati, LinkedIn, Digg, Reddit, Pinterest, Blogguer e Hubpages.
  • Completar e atualizar os seus perfil mensalmente (descrições e imagens) – As fotos de capa devem ser atualizadas, pelo menos, de 3 em 3 semanas.

Dicas: Utilize as palavras-chave na descrição da página do Facebook pois este texto é indexado! Utilize a mesma descrição (pelo menos o mais idêntica possível) em todas as redes porque o Google valoriza.

  • Adicionar ícones sociais em qualquer conteúdo (estudos de caso, whitepapers, cartões de visita, apresentações, entre outros), ou páginas e publicações no blog;
  • Adicionar hiperligações para determinado produto ou tema – por exemplo num estudo de caso, na palavra relacionada com ou referente ao produto adicione uma hiperligação para a página respetiva);
  • Pesquisar por influenciadores/líderes e interagir com eles. O mais importante aqui é quando as pessoas falarem sobre nós, certificarmo-nos em falar deles também.

2 – Estimular a participação dos fãs

Para haver uma verdadeira participação dos fãs não devemos usar técnicas de venda agressiva.

  • Desenvolver um plano criativo com conteúdo não promocional. Encontre a sua voz única/exclusiva;
  • Ter como objetivo criar laços com a comunidade – pode ser engraçado, informativo, empático ou controverso.

O importante é deixarmos uma boa impressão, ser autênticos e relevantes para o nosso público. Consulte neste artigo algumas das estratégias que uso para este efeito no Facebook.

Dica: Altere o idioma do seu Facebook para English (US) para ter acesso ao Graph Search do Facebook. Esta funcionalidade irá permitir-lhe saber quais os interesses das pessoas que seguem a sua página.

Social Media Optimization | Interesses preferidos das pessoas que gostam da minha página

3 – Identificar e atrair opinion makers

Encontrar e tirar partido do poder dos influenciadores é essencial para alcançar um nível superior nos Social Media. Estes influenciadores podem ser pessoas do seu sector (bloggers, jornalistas ou outros) ou mesmo os seus consumidores e seguidores mais importantes e ativos.

  • Descubra quem são os seus influenciadores;
  • Conecte-se com eles e recompense-os – ofereça um produto, convide-os a visitarem a sua empresa, a experimentarem os seus produtos e a conhecerem as pessoas por detrás da marca – isto vai ajudar a que estes falem sobre nós nas suas publicações (sem termos de pedir nada!)

A nossa base de seguidores aumenta quando temos estes influenciadores do nosso lado.

4 – Impulsionar a geração de Leads

Aprenda a monitorizar ativamente para dar respostas rapidamente às menções ou reclamações feitas publicamente.

  • Monitorizar todos os comentários feitos por clientes, colaboradores e concorrentes e fazer retrações ou pedidos de desculpa;
  • Analisar a concorrência – Monitorize cada uma da páginas dos seus concorrentes no Facebook criando Listas de Interesse no Facebook. Para isso, vá a Interesses no menu do lado esquerdo e siga os passos seguintes:

Social Media Optimization | Criar Listas de Interesses no Facebook

  • Tirar partido do poder das recomendações, por exemplo no LinkedIn, para aumentar os esforços de geração de Leads;

Consulte o artigo sobre como vender no LinkedIn para tirar partido das recomendações nesta rede.

  • Definir metas e testar todos os esforços de marketing – para otimizar continuamente as nossas ações.

5 – Analisar as estatísticas para otimizar as estratégias 

O mais importante é percebermos o que funciona e o que não funciona. Implementar, usar e  entender as ferramentas analíticas – como o Google Analytics.

  • Percecione o que está a impulsionar o crescimento do número de seguidores e visitantes no website;
  • Percecione se as campanhas nas redes sociais são eficazes na conversão de Leads em vendas;
  • Otimize a sua estratégia – utilizando conteúdos de qualidade  e que envolva influenciadores, internos e externos.

Chegou a hora do Social Media Optimization! Está à espera de quê?