No artigo da semana passada sobre Visual Storytellingficámos a saber a importância de mostrar e contar a história de uma marca nos diferentes social media.

Durante a semana, recebi algumas questões sobre que ferramentas podemos usar para criar os diferentes tipos de conteúdos visuais – desde imagens, a vídeos e infográficos.

Ferramentas para Visual Storytelling

Além das ferramentas mais tradicionais com as quais já está familiarizado, como o Microsoft PowerPoint, temos ainda ao nosso dispor diversas ferramentas online grátis de visual storytelling. Deixo aqui uma lista de algumas das ferramentas mais utilizadas e que o podem ajudar neste processo:

  • Canva – permite criar imagens para blogs, posts e capas nos social media e apresentações através de templates pré-feitos – gratuitamente. E pode ainda fazer upload das suas próprias imagens;
  • PicMonkey – ferramenta grátis e online de edição de imagens;
  • TimeToast – ferramenta online gratuita para criação de cronologias onde pode adicionar imagens e texto à sua história. A versão básica é gratuita e a versão paga é a partir dos $5.99 por mês;
  • Datawrapper – uma ferramenta gratuita que permite criar gráficos e diagramas circulares e integrá-los num website.
  • Storify – ferramenta que permite contar uma história com a ajuda de diversos elementos visuais que basta arrastar e soltar. Pode pesquisar em toda a Web social e incorporar a história em qualquer lado na Web;
  • Mozilla Popcorn Maker – esta ferramenta gratuita da Mozilla permite misturar imagens, vídeos e áudio combinando os conteúdos para contar uma história. Pode ainda adicionar texto no final do produto;
  • Thinglink – uma excelente aplicação gratuita que ajuda a criar imagens interativas;
  • Taggstar – outra aplicação gratuita que permite criar imagens interativas e marcá-las com conteúdos multimédia como vídeo, imagens, texto, mapas, entre outros;
  • Piktochart, Easel.ly e Infogr.am – 3 ferramentas para criar infográficos;
  • Vine – aplicação móvel do Twitter que permite criar micro vídeos – e é gratuita. Esses vídeos podem ser facilmente integrados em qualquer lado na Web. A Vigi, Twitlens, Viddy, SocialCam, Lightt, SnapChat e Cinemagram são outras ferramentas gratuitas e semelhantes.

De volta a si…

Não existe um limite para o tipo de histórias que pode criar sobre a sua empresa, marca ou produto. Quer seja um dia no trabalho, uma imagem ou vídeo sobre os bastidores ou um marco da empresa – existe sempre uma história para contar.

Já costuma usar alguma destas ferramentas? Mesmo que ainda não as use, experimente e partilhe connosco as suas imagens em baixo.

20 Ferramentas para Visual Storytelling

por Helena Dias tempo: 2 min
3