No artigo da semana passada sobre Visual Storytelling, ficámos a saber a importância de mostrar e contar a história de uma marca nos diferentes social media.
Durante a semana, recebi algumas questões sobre que ferramentas podemos usar para criar os diferentes tipos de conteúdos visuais – desde imagens, a vídeos e infográficos.
Ferramentas para Visual Storytelling
Além das ferramentas mais tradicionais com as quais já está familiarizado, como o Microsoft PowerPoint, temos ainda ao nosso dispor diversas ferramentas online grátis de visual storytelling. Deixo aqui uma lista de algumas das ferramentas mais utilizadas e que o podem ajudar neste processo:
- Canva – permite criar imagens para blogs, posts e capas nos social media e apresentações através de templates pré-feitos – gratuitamente. E pode ainda fazer upload das suas próprias imagens;
- PicMonkey – ferramenta grátis e online de edição de imagens;
- TimeToast – ferramenta online gratuita para criação de cronologias onde pode adicionar imagens e texto à sua história. A versão básica é gratuita e a versão paga é a partir dos $5.99 por mês;
- Datawrapper – uma ferramenta gratuita que permite criar gráficos e diagramas circulares e integrá-los num website.
- Storify – ferramenta que permite contar uma história com a ajuda de diversos elementos visuais que basta arrastar e soltar. Pode pesquisar em toda a Web social e incorporar a história em qualquer lado na Web;
- Mozilla Popcorn Maker – esta ferramenta gratuita da Mozilla permite misturar imagens, vídeos e áudio combinando os conteúdos para contar uma história. Pode ainda adicionar texto no final do produto;
- Thinglink – uma excelente aplicação gratuita que ajuda a criar imagens interativas;
- Taggstar – outra aplicação gratuita que permite criar imagens interativas e marcá-las com conteúdos multimédia como vídeo, imagens, texto, mapas, entre outros;
- Piktochart, Easel.ly e Infogr.am – 3 ferramentas para criar infográficos;
- Vine – aplicação móvel do Twitter que permite criar micro vídeos – e é gratuita. Esses vídeos podem ser facilmente integrados em qualquer lado na Web. A Vigi, Twitlens, Viddy, SocialCam, Lightt, SnapChat e Cinemagram são outras ferramentas gratuitas e semelhantes.
De volta a si…
Não existe um limite para o tipo de histórias que pode criar sobre a sua empresa, marca ou produto. Quer seja um dia no trabalho, uma imagem ou vídeo sobre os bastidores ou um marco da empresa – existe sempre uma história para contar.
Já costuma usar alguma destas ferramentas? Mesmo que ainda não as use, experimente e partilhe connosco as suas imagens em baixo.
3 thoughts to “20 Ferramentas para Visual Storytelling”
Boa lista! Uma ferramenta muito boa que eu também incluiria é: http://www.genial.ly Se gostam da interatividade e da animação nas apresentações, eu recomendo que experimentem. É muito fácil de usar e os resultados vão surpreender-vos pela sua qualidade e originalidade.
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Lista muito bom! Eu acho que você esqueceu de acrescentar https://www.logaster.com.br/. Eu realmente gosto do serviço. Eles criam um projeto muito bom para o negócio a baixo custo e de tempo curto