10 Livros de Marketing e Social Media

Este artigo pode conter link afiliados. Saiba mais aqui.

Está à procura de bons livros para melhorar as estratégias de marketing da sua empresa ou marca?

Não procure mais.

Enquanto planeava as minhas férias e tudo o que precisava arrumar na mala…

Summer
(Fonte)

…só conseguia pensar: Que livros TENHO de levar? – Por isso decidi selecionar alguns e partilhar a lista consigo.

Neste artigo, irá descobrir 10 livros para o ajudar a melhorar as suas atividades de marketing, social media e relações públicas.

10 Livros de Marketing e Social Media para Ler em 2014

10 Livros de Marketing e Social Media para 2014

#1 The New Rules of Marketing & PR

Livros de Marketing e Social Media - The New Rules of Marketing & PR
The New Rules of Marketing & PR por David Meerman Scott

O livro The New Rules fo Marketing & PR (em português, As Novas Regras de Marketing e Relações Públicas) de David Meerman Scott (@dmscott) é um dos melhores livros que já li sobre Marketing Digital.

O autor dá-nos uma excelente visão geral de como os media mudaram e como os marketers (e, realmente, toda a gente) precisa mudar as suas estratégias para irem de encontro às mudanças que a Internet nos tem trazido.

#2 Inbound Marketing: Get Found Using Google, Social Media, and Blogs

Livros de Marketing e Social Media - Inbound Marketing: Get Found Using Google, Social Media, and Blogs
Inbound Marketing: Get Found Using Google, Social Media, and Blogs por Brian Halligan & Dharmesh Shah (Fundadores da HubSpot)

O livro de Brian Halligan (@bhalligan) e Dharmesh Shah (@dharmesh) é um excelente guia para compreendermos como criar e maximizar a nossa presença. Inbound Marketing refere-se ao ato de os consumidores encontrarem a nossa marca através de diversas formas online, sem ser necessário interagirmos diretamente com estes.

Se quer que os seus clientes o encontrem… Se quer que os recrutadores o encontrem… Se quer mais do que aquilo que tem neste momento e acredita que tem algo memorável para oferecer – então leia Inbound Marketing: Get Found Using Google, Social Media, and Blogs e comece hoje a implementar estratégias de marketing na nova era dos social media.

A verdade aqui é que, se não o fizer, os seus concorrentes farão.

#3 Inbound Marketing: Attract, Engage, and Delight Customers Online

Livros de Marketing e Social Media -  Inbound Marketing: Attract, Engage, and Delight Customers Online
Inbound Marketing: Attract, Engage, and Delight Customers Online por Brian Halligan & Dharmesh Shah (Fundadores da HubSpot) – Lançamento a 24 de Setembro de 2014

O Inbound Marketing: Attract, Engage, and Delight Customers Online é a atualização do livro anterior. O livro apenas será lançado no final de Setembro de 2014 mas mal posso esperar por o ler!

A boa notícia é que já podemos ler um capítulo (gratuito) do livro acendendo aqui.

#4 The Marketing Agency Blueprint

Livros de Marketing e Social Media - The Marketing Agency Blueprint
The Marketing Agency Blueprint por Paul Roetzer

Se está à a pensar em abrir a sua própria agência ou em reestruturar uma já existente, o livro de Paul Roetzer (@paulroetzer), The Marketig Agency Blueprint será uma grande ajuda!

O livro funciona como um guia prático de como construir a agência do futuro e oferece um plano para construir passo a passo todos os pilares da agência.

#5 The Marketing Performance Blueprint

Livros de Marketing e Social Media - The Marketing Performance Blueprint
The Marketing Performance Blueprint por Paul Roetzer (Lançado a 11 de Agosto de 2014)

Ainda não tive a oportunidade de ler o livro (mas já está encomendado!) mas sei que será uma excelente leitura – assim como foi o anterior.

The Marketing Performance Blueprint é a continuação do livro anterior e é um guia para aprendermos a priorizar os nossos investimentos em marketing e a gerar novas vendas.

#6 The Power of Visual Storytelling

Livros de Marketing e Social Media - The Power of Visual Storytelling
The Power of Visual Storytelling por Ekaterina Walter e Jessica Gioglio

O livro de Ekaterina (@ekaterina) e Jessica (@savvybostonian), The Power of Visual Storytelling, oferece-nos respostas a perguntas como:

  • Quais são os diferentes tipos de conteúdos visuais (p.e. fotografias, imagens criados pelos utilizadores, colagens, infográficos, memes, entre outros);
  • Como criar conteúdos apelativos;
  • Como contar uma história diferente em cada plataforma de social media, com dicas de como criar conteúdos para o Pinterest, YouTube, Facebook, Twitter, Instagram, Tumblr, Vine, SlideShare e Google+;
  • Como é que o visual storytelling está relacionado com os nossos objetivos de negócio;
  • O que é real-time marketing e qual o papel dos conteúdos visuais neste.

Este é sem dúvida um excelente guia de como contarmos a história da nossa empresa e atrair novos fãs (e consumidores claro!).

#7 Jab, Jab, Jab, Right Hook

Livros de Marketing e Social Media - Jab, Jab, Jab, Right Hook
Jab, Jab, Jab, Right Hook por Gary Vaynerchuk

Gary Vaynerchuk (@garyvee) partilha no Jab, Jab, Jab, Right Hook (livro recém chegado e já praticamente lido!) conselhos de como nos conectarmos com os fãs. Um livro muito bem escrito, com grande humor e excelentes dicas – do que fazer e não nas redes sociais.

O livro é um plano com estratégias de social media marketing que realmente funcionam – no qual o autor partilha mais de 80 casos de estudo.

Este é sem dúvida um dos meus preferidos desta lista.

#8 Agile Selling

Livros de Marketing e Social Media - Agile Selling
Agile Selling por Jill Konrath

No livro Agile Selling, a principal mensagem de Jill Konrath (@jillkonrath) é: Esteja sempre a aprender. Este é um livro sobre a arte e ciência das vendas.

Dominar estas estratégias é a chave para uma vantagem competitiva sustentável num mundo em contínuas alterações.

#9 The Social Book

Livros de Marketing e Social Media - The Social Book
The Social Book por Virgínia Coutinho

Como o mote Tudo o que precisa saber sobre o Facebook, o The Social Book da Virgínia Coutinho (@VirginiaCP), é um guia prático de como gerir de forma eficaz a presença de uma marca ou empresa no Facebook.

É com certeza um excelente manual para, quem já trabalha na área ou para quem quer começar, ir consultando à medida que fazemos a gestão de uma página.

#10 Start-Up – Um Novo Futuro

Livros de Marketing e Social Media - Start-up: Um Novo Futuro
Start-up – Um Novo Futuro por Reid Hoffman (Co-Fundador e CEO do LinkedIn) e Ben Casnocha

Em Start-up – Um Novo Futuro é um livro repleto de dicas sobre como podemos controlar melhor a nossa vida procurando transformar a nossa carreira adaptando-a ao mercado.

Reid Hoffman (@reidhoffman) e Ben Casnocha (@bencasnoscha) mostram como dar impulso às nossas aspirações profissionais no conturbado mundo laboral de hoje. A chave para o êxito, segundo os mesmos, passa por gerirmos a nossa carreira como se fosse uma empresa em fase de arranque.

Que livros úteis tem lido ultimamente? 

Como pode ver, alguns dos livros que recomendo não são os livros de marketing ou de social media mais tradicionais. Mas escolhi estes por oferecerem informação útil e inspiradora e que me têm ajudado a melhorar as minhas estratégias de social media marketing.

O que é que acha? Já leu algum destes livros? Que outros livros leu recentemente e que o ajudaram a melhorar as suas estratégias? Por favor, partilhe os seus comentários em baixo.

2 thoughts to “10 Livros de Marketing e Social Media para Ler em 2014

  • Claudio

    Muito bom o post. É uma seleçao muito interesante, alguns deles já estao apontados para comprar. Muito obrigado por partilhar!

    Responder
    • Helena Dias

      Olá Cláudio!
      Tudo bem?
      Ainda bem que foi útil!
      Algum que te tenha despertado maior interesse?
      Já tenho novos livros para ler que irei partilhar em breve também!
      Obrigada,
      Helena

      Responder

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

14 soluções para ultrapassares os principais desafios de um Social Media Manager sem dores de cabeça.👇