Este artigo foi publicado originalmente no blog da Oakreative.
Já tem ouvido o termo Plano de Marketing diversas vezes, mas infelizmente muitas empresas ainda não sabem o que significa ter um.
Uma empresa não pode efetivamente crescer até que venda alguma coisa – e é isso que significa marketing.
De facto, o marketing é uma das áreas mais importantes em que deve concentrar a sua atenção – especialmente se quiser criar um negócio de sucesso.
Marketing equivale a dinheiro – quando é bem feito – e, a maioria das empresas, não tem colocado atenção suficiente no seu processo de planeamento de marketing ou do marketing em geral.
Agora, existem formas diferentes em que pode promover e vender os seus produtos:
- Rádio
- TV
- Billboards
- Publicidade em jornais
- Correio
Apesar disso, na minha opinião, uma das formas mais poderosas de vender os seus produtos num mundo atual do digital e social é através do LinkedIn.
Passos para criar um Plano de Marketing para o LinkedIn
E acredito que, independentemente da sua indústria, localização ou dimensão da empresa, todos estamos no negócio do marketing. E quando a fazer marketing para a nossa empresa, o nosso único objetivo é fazer a nossa mensagem chegar aos decisores.
Com mais de 330 milhões de utilizadores em mais 40 países, dos quais, 49% são decisores, nunca houve uma melhor altura para começar a usar o LinkedIn para nos conectarmos e construirmos o funil de vendas.
Mas como em todas as estratégias de marketing, antes de começar a utilizar o LinkedIn como uma ferramenta de marketing, tem de criar um plano muito conciso e claro daquilo que pretende alcançar.
Na minha experiência, não ter resultados claros e práticos é a principal razão pela qual 90% das empresas não conseguem utilizar eficazmente o LinkedIn para aumentar as suas vendas.
Comece por responder às seguintes questões:
- O que pretendo alcançar com o LinkedIn? (Gerar novas Leads, expandir internacionalmente, etc)
- Quais são os meus objetivos de marketing para os próximos 3-6 meses?
Com isto em mente, o seu próximo passo é olhar para o tipo de pessoas com quem se quer conectar, para que consiga alcançar esses objetivos.
Pense nos factores em baixo quando estiver a identificar o seu público-alvo:
- Indústria (É Banca, Publicidade, IT, Retalho?)
- Profissão (Consultor, Contabilista, Advogado?)
- Função da Organização (Gestor, Diretor, Parceiro?)
- Dimensão da Empresa (1-10, 11 a 50, 51 a 200?)
- Localização (Aveiro, Porto, Lisboa, Coimbra?)
Agora que sabe os resultados que pretende alcançar e o público-alvo com o qual se tem de conectar para atingir os seus objetivos de marketing, está na hora de ir ao LinkedIn e começar a pesquisar esses decisores para poder construir o seu funil de vendas e começar a criar campanhas para os mesmos.
Conclusão
Lembre-se: sem uma estratégia de marketing eficaz, os potenciais clientes nunca ficarão conscientes do produto e serviço que a sua empresa está a oferecer e, sem clientes, pode muito em breve desaparecer.
O sucesso financeiro depende, muitas vezes, das competências de marketing. Os departamentos operacionais, de contabilidade e as restantes funções existentes na sua empresa não vão importar se não houver procura suficiente pelos seus produtos e serviços e o respetivo lucro.
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Crédito da Imagem: Ben Scholzen