Este artigo pode conter links afiliados. Saiba mais aqui.
Quem trabalha em marketing digital sabe que é frequente depararmo-nos com pequenos desastres que, na maioria das vezes, podem ser evitados ou, pelo menos, contidos.
Horas extra, falta de energia ou pedidos extra à última da hora – para nomear apenas alguns.
Foi por isso que decidi criar esta coleção de kits de sobrevivência para ajudar os diversos profissionais de marketing digital a passar por esse tipo de situações e a cumprir a sua lista de tarefas com eficácia e eficiência.
Kit de sobrevivência para um Digital Marketing Manager
A principal tarefa de um digital marketing manager é divulgar uma marca online, desde as redes sociais à otimização dos motores de pesquisa. Esta é uma tarefa que requer capacidades estratégicas, analíticas e operacionais.
- Bebida: Cerveja/Vinho
- Objeto: Conjunto de carregadores
- Música: Sugestão de playlist
- Ferramenta: Memory
- Fonte de Inspiração: Ted.com
- Livro: Good Strategy/Bad Strategy
Kit de sobrevivência para um Social Media Manager
Um social media manager usa muitos chapéus: pode planear e executar campanhas nas redes sociais, criar e planear conteúdos, analisar dados, promover eventos. Por isso, um dos principais desafios é tirar o máximo partido do seu dia a dia.
- Bebida: Café
- Objeto: Ember Mug²
- Música: Sugestão de playlist
- Ferramenta: Clickup
- Fonte de Inspiração: Days of the year
- Livro: Get Sh*t Done
Kit de sobrevivência para um Community Manager
Muitas vezes confundido por um social media manager (e, grande parte das vezes, até são papéis desempenhados pela mesma pessoa), este profissional é um evangelista da marca e o intermediário da comunicação entre a empresa e os seus consumidores. Logo, é provável que lide com comentários negativos e até mesmo com haters no seu dia-a-dia.
- Bebida: Chá de Camomila
- Objeto: Bola de anti-stress emoji
- Música: Sugestão de playlist
- Ferramenta: Social Media Inbox
- Fonte de inspiração: Twitter da Netflix
- Livro: Hug Your Haters
Kit de sobrevivência para um SEM Specialist
Em empresas mais pequenas, esta é uma tarefa desempenhada pelo digital marketing manager, mas em empresas maiores é usual encontrarmos alguém dedicado a 100% ao SEM. Este profissional é responsável por gerir todas as campanhas de pesquisa no Google, Yahoo e Bing, bem como em outros motores de pesquisa, seja em termos orgânicos (SEO), seja em termos pagos (PPC).
- Bebida: Sumo Detox de Espinafre e Maçã
- Objecto: Google Home Mini
- Música: Sugestão de playlist
- Ferramenta: Supermetrics
- Fonte de Inspiração: Think with Google
- Livro: Trust Agents
Kit de sobrevivência para um Digital Content Writer ou Copywriter
Um copywriter pode se especializar numa forma de copywriting ou trabalhar em diversas, mas, em traços gerais, o que este profissional faz é escrever palavras para vender um produto (seja um bem ou serviço). Por outro lado, um digital content writer escreve para educar (sendo esta é a principal diferença entre os dois profissionais).
- Bebida: Martini
- Objecto: Microfone Blue Yeti
- Música: Sugestão de playlist
- Ferramenta: Yoast SEO
- Fonte de Inspiração: Descrição dos Gelados da Ben & Jerry’s
- Livro: Start With Why
Kit de sobrevivência para um Web Analytics Manager
Um web analytics manager é responsável pela implementação de ferramentas e estratégias que convertam dados brutos em informações acionáveis para uma empresa. Por isso, é normal que passe grande parte do seu dia a tentar selecionar as métricas certas, a encontrar formas e ferramentas para as analisar corretamente e a centralizar todas num só local.
- Bebida: Chá verde. Para um estímulo extra, experimentem matcha.
- Objecto: VariDesk
- Música: Sugestão de playlist
- Ferramenta: Data Studio
- Fonte de Inspiração: Galeria de templates do Data Studio
- Livro: Thinking, Fast And Slow