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Quem trabalha em marketing digital sabe que é frequente depararmo-nos com pequenos desastres que, na maioria das vezes, podem ser evitados ou, pelo menos, contidos. 

Horas extra, falta de energia ou pedidos extra à última da hora – para nomear apenas alguns.

Foi por isso que decidi criar esta coleção de kits de sobrevivência para ajudar os diversos profissionais de marketing digital a passar por esse tipo de situações e a cumprir a sua lista de tarefas com eficácia e eficiência.

Kit de sobrevivência para um Digital Marketing Manager

A principal tarefa de um digital marketing manager é divulgar uma marca online, desde as redes sociais à otimização dos motores de pesquisa. Esta é uma tarefa que requer capacidades estratégicas, analíticas e operacionais.

Kit de sobrevivência para um Social Media Manager

Um social media manager usa muitos chapéus: pode planear e executar campanhas nas redes sociais, criar e planear conteúdos, analisar dados, promover eventos. Por isso, um dos principais desafios é tirar o máximo partido do seu dia a dia. 

Kit de sobrevivência para um Community Manager

Muitas vezes confundido por um social media manager (e, grande parte das vezes, até são papéis desempenhados pela mesma pessoa), este profissional é um evangelista da marca e o intermediário da comunicação entre a empresa e os seus consumidores. Logo, é provável que lide com comentários negativos e até mesmo com haters no seu dia-a-dia. 

Kit de sobrevivência para um SEM Specialist

Em empresas mais pequenas, esta é uma tarefa desempenhada pelo digital marketing manager, mas em empresas maiores é usual encontrarmos alguém dedicado a 100% ao SEM. Este profissional é responsável por gerir todas as campanhas de pesquisa no Google, Yahoo e Bing, bem como em outros motores de pesquisa, seja em termos orgânicos (SEO), seja em termos pagos (PPC).

Kit de sobrevivência para um Digital Content Writer ou Copywriter

Um copywriter pode se especializar numa forma de copywriting ou trabalhar em diversas, mas, em traços gerais, o que este profissional faz é escrever palavras para vender um produto (seja um bem ou serviço). Por outro lado, um digital content writer escreve para educar (sendo esta é a principal diferença entre os dois profissionais). 

Kit de sobrevivência para um Web Analytics Manager

Um web analytics manager é responsável pela implementação de ferramentas e estratégias que convertam dados brutos em informações acionáveis para uma empresa. Por isso, é normal que passe grande parte do seu dia a tentar selecionar as métricas certas, a encontrar formas e ferramentas para as analisar corretamente e a centralizar todas num só local.