Publicar no LinkedIn
Sabia que já pode publicar os seus artigos no LinkedIn? Richard Branson, Bill Gates, Arianna Huffington, Barack Obama, Guy Kawasaki (e outros 145 influencers) já o fazem frequentemente – e a 19 de Fevereiro de 2014 o LinkedIn anunciou que todos os membros da rede podem agora publicar artigos no LinkedIn.Publicar artigos no LinkedIn | Influenciadores que publicam no LinkedIn
Para todos podermos publicar nesta rede, basta preenchermos um formulário e esperar que nos disponibilizem o acesso antecipado a esta funcionalidade.
Publicar artigos no LinkedIn Eu já publiquei o meu primeiro artigo no LinkedIn – e agora vou mostrar-lhe como é que os criadores de conteúdos e bloguers podem publicar artigos no LinkedIn para construir a sua influência.

Porquê publicar no LinkedIn?

Para construirmos a nossa influência online devemos contribuir para a nossa comunidade, partilhar experiências e criar conteúdos valiosos e úteis que demonstrem a nossa liderança em determinada área.

Publicar artigos no LinkedIn dá-nos a oportunidade de expandirmos o nosso alcance de forma decisiva. Tendo em conta que todos os utilizadores do LinkedIn têm acesso à plataforma, é fundamental criarmos conteúdo de elevada qualidade e que nos diferencie.

Agora, além de podermos seguir personalidades influentes, podemos também construir a nossa própria base de seguidores. E, enquanto estes seguidores podem ler os nossos artigos no LinkedIn, não têm, necessariamente, de ser nossas conexões. 

Publicar artigos no LinkedIn | Posts no Perfil do Utilizador
Qualquer artigo que publiquemos no LinkedIn irá aparecer no topo do nosso perfil – o que significa que qualquer pessoa que visite o nosso perfil irá ler (ou pelo menos poderá fazê-lo) sobre os nosso ideais e/ou conhecimentos de determinada área.

Boas práticas para publicar artigos no LinkedIn?

1- Criar conteúdos que acrescentem valor e sejam atrativos

Antes de começar a publicar, elabore um plano, respondendo a questões como:

  • O conteúdo é útil para o seu público?
  • O seu artigo é demasiado comercial?

Embora não haja nenhum processo editorial formal, o LinkedIn deixou claro que conteúdos direcionados para vendas não serão tolerados – afinal de contas, é para isso que a rede oferece uma plataforma de publicidade.

Existem algumas linhas orientadoras na Central de Ajuda sobre o que publicar. Esta é uma boa referência para a compreensão de como enquadrar o seu conteúdo para que possa acrescentar valor tanto para o seu público já existente como para o potencial – que agora será ainda maior do que a sua rede LinkedIn existente.

Publicar artigos no LinkedIn | Artigo no LinkedIn Publishing Platform

Algumas das dicas que tenho lido recomendam escrever entre 400 a 600 palavras e publicar semanalmente. Contudo, deve experimentar estas dicas e analisar o que melhor se adequa à sua estratégia.

Assim como em outras redes sociais, as pessoas querem consumir informação de forma rápida – por isso torne esta tarefa fácil, criando principalmente conteúdos atrativos. Algumas das melhores práticas incluem criar títulos atrativos, complementar o texto com uma imagem atraente no topo dos artigos, utilizar negritos no texto mais importante e não redigir parágrafos muito longos.

Utilize vídeos do Youtube e conteúdos do Slideshare para tornar os artigos mais interessantes e úteis para os leitores.

Quando estiver pronto para escrever um artigo para publicar no LinkedIn, vai ver que é uma tarefa muito fácil. Basta ir à página principal do seu LinkedIn e procurar o ícone do lápis na caixa na parte superior onde normalmente partilha uma atualização.

Publicar artigos no LinkedIn | Como escrever artigos no LinkedIn

Quando clica no ícone do lápis, será enviado para um editor de texto – e é aqui que irá criar os seus artigos.

Publicar artigos no LinkedIn | Como editar artigos no LinkedIn

O editor de artigos no LinkedIn é muito simples de utilizar – e é muito semelhante ao do Microsoft Word e ao do WordPress. Contudo, o editor não contém uma seção de biografia do autor – por isso deverá criar uma no final de cada artigo. A sua biografia deverá incluir uma ou duas frases sobre quem é, o que faz, uma hiperligação para o seu website ou blogue e até mesmo uma call-to-action.

Na imagem em baixo, pode ver que eu criei uma hiperligação no meu nome para o meu perfil no Google+ (e no meu perfil do Google+ adicionei o LinkedIn à lista de websites para a qual sou colaboradora – o que garante que o Google associe o meu perfil ao meus artigos no LinkedIn).

Publicar artigos no LinkedIn | Seção sobre o autor nos artigos

Antes de publicar, por favor, certifique-se de rever o artigo para verificar a ortografia e a gramática através da opção de visualização. Mas não se preocupe que se detetar erros mesmo depois de publicar, poderá editar o artigo a qualquer momento.

2 – Partilhe o artigo – em todo o lado

Para maximizar o seu alcance – dentro e fora do LinkedIn – partilhe-o no LinkedIn, Twitter, Facebook e Google+. Se tiver uma página de empresas no LinkedIn, partilhe lá também (assumindo que o seu artigo é relevante para os seguidores de página da sua empresa).

Este tipo de rede social agregada aumenta a credibilidade e incentiva mais ações e interações em toda a internet. Por outro lado, todas as interações com o artigo são reconhecidas pelo algoritmo de pesquisa do Google, o que pode ajudar a aumentar a sua visibilidade nas pesquisas online!

3 – Controle os comentários ao artigo

Agora que já redigiu um artigo útil e atrativo, que já o promoveu em todas as redes e que as pessoas o estão a ler – não se esqueça de verificar os comentários!

Na seção de comentários do seu artigo, pode responder e interagir com os membros que estão a deixar comentários.

Em muitos casos, aqueles que irão comentar são membros que não estão conectados consigo – o que significa que o seu artigo está a ser visualizado por pessoas além das suas conexões de 1º grau. Como em todas as plataformas, infelizmente, não estamos livres de spam. Mas caso isso aconteça, poderá sempre esconder e sinalizar como spam esses comentários.

4 – Avalie a performance do conteúdo

Após publicar o artigo, o LinkedIn começa imediatamente a mostrar o número de visualizações, as ações de partilha e comentários que o artigo está a gerar. Se for tão viciado quanto eu em estatísticas, irá de certeza ficar extasiado com as métricas a mudarem diante dos seus olhos – em tempo real!

Utilize as métricas do artigo para determinar se o seu conteúdo está em ressonância (ou não) com o seu público. Assim que construir uma biblioteca de conteúdos profissionais, compare todos os comentários deixados para saber que artigo teve maior alcance e gerou maior interesse aos leitores.

Faça também uma pesquisa aos temas sobre os quais os influencers e os seus concorrentes estão a escrever. Avalie de quanto em quanto tempo escrevem, quais os temas abordados e tenha, principalmente, em conta os artigos com mais interações – e considere utilizar táticas semelhantes para o seu próprio sucesso.

Aprender com os influenciadores do LinkedIn que vieram antes de nós pode ajudar-nos a criar uma estratégia de conteúdo mais bem-sucedida e da nossa preferência!

Devemos acabar com o nosso blogue?

Claro que não! É imperativo termos sempre em mente que escrever artigos no LinkedIn não deve ser substituto de escrever artigos noutras plataformas.

É sim mais uma oportunidade de divulgarmos e distribuirmos os nossos conteúdos a partir do nosso blogue.

Lembre-se que não possui a sua presença no LinkedIn ou o conteúdo associado a esta.

Eu recomendo publicar o artigo original no próprio blogue em primeiro lugar e, em seguida, publicá-lo no seu perfil do LinkedIn na sua totalidade.

No entanto, deverá variar a abordagem aos dois artigos. Talvez escrever no seu blogue para o seu público ou um nicho específico, e quando publicar no LinkedIn, alterá-lo para atrair um público mais amplo.

Publicar artigos no LinkedIn deverá tornar-se uma parte importante da estratégia de conteúdo de qualquer empresa. Vai ser interessante assistir ao crescimento da rede como um destino de conteúdo online para profissionais.

O que acha? Que tipo de conteúdo está a publicar? Por favor, partilhe seus pensamentos comigo nos comentários abaixo!

Quer publicar artigos no LinkedIn? Agora já pode!

por Helena Dias tempo: 6 min
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