Este artigo foi originalmente publicado a 16 de abril de 2020 e foi atualizado a 5 de fevereiro de 2023.
Criar conteúdo não é tão fácil quanto se pensa. Cada vez menos, o consumidor tem tempo para despender a sua atenção, o que acaba por dificultar o nosso trabalho enquanto profissionais de marketing.
Por outro lado, todos sabemos a importância crescente que os conteúdos ocupam numa estratégia de marketing. A verdade é que aquele que oferece um conteúdo interessante, no lugar certo, na hora certa e ao público certo, é quem consegue alcançar o verdadeiro sucesso online.
O conteúdo é importante, pois é através dele que consegue captar a atenção do seu público, atraí-lo para o seu website, incentivar a interação deste nas redes sociais, convertê-lo em cliente e mantê-lo fidelizado à sua marca.
Mas, então, que tipo de conteúdos deve criar para ter os melhores resultados?
A primeira regra é: lembre-se que os conteúdos não devem ser apenas comerciais, mas sim conteúdos que realmente interessem ao seu público.
Além disso, um bom conteúdo deve ser:
Direcionado para um público específico
Deve agregar todas as informações sobre o seu público-alvo, incluindo os dados demográficos, os meios de comunicação preferenciais, tipo de conteúdos que preferem consumir, as suas áreas de interesse, os seus desejos e necessidades, o que gostam de fazer, entre outros.
Relevante e interessante
Depois de recolher as informações sobre o público, é importante criar conteúdo relevante e interessante para eles (e não para si).
Ninguém vai investir tempo e atenção a ver conteúdo que não lhe acrescente valor.
Atualizado
A Web está em constante mudança. Isso obriga-nos a estar sempre atualizados, pois o que funciona hoje não funciona, necessariamente, amanhã.
O mesmo se aplica às ferramentas, aos métodos e às técnicas de criação de conteúdo. Todos os dias surgem novas ferramentas e maneiras de produzir conteúdo (algumas podem até estar a ser inventadas enquanto lê este artigo).
Por outro lado, deve produzir conteúdo que não tenha validade e seja sempre interessante ao longo do tempo (o chamado evergreen content), para que possa ser reutilizado e reconhecido.
Diversificado (em temas e formatos)
Se um conteúdo teve bons resultados esta semana, não significa que o mesmo tipo de conteúdo vá ter também. Daí ser importante garantir a variedade de temas, formatos e tipos de conteúdos.
Isto não significa que não deva manter a consistência ou coerência dos conteúdos. Pelo contrário. Pode é reutilizar o conteúdo de uma plataforma para outra ou “desmontá-lo”, para dar origem a uma maior quantidade de material para publicar.
Por exemplo, a gravação de uma entrevista em vídeo pode ser transformada num podcast, numa sequência de stories ou num artigo em texto.
Criativo
De certeza que já ouviu a expressão “fora da caixa” quando alguém fala em algo diferente ou revolucionário. É assim que deve ser o seu conteúdo. É importante apresentá-lo sempre de uma forma criativa. Esta é uma característica que envolve estratégia e pensamento criativo.
Conteúdo é rei, e sempre será
“Content builds relationships. Relationships are built on trust. Trust drives revenue.”
Foque-se em criar conteúdo que o seu público vai querer ver. Se precisar de ajuda para criar conteúdos que impactem o seu público, peça uma proposta à Social Ninjas.
One thought to “Um bom conteúdo deve ser…”
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