Muitas marcas ainda se estão a debater para determinar se o Pinterest irá funcionar para o seu negócio.
E as empresas que já deram o salto para esta rede podem estar incertas de como utilizar a plataforma e qual deverá ser a sua estratégia.
A sua empresa enquadra-se numa destas situações?
O poder do Pinterest para Empresas
O Pinterest já deu provas do seu poder para as marcas – e os números não mentem:
- O Pinterest já gera mais tráfego do que o Google+, YouTube e LinkedIn – Juntos1;
[Tweet “O Pinterest já gera mais tráfego do que o Google+, YouTube e LinkedIn – Juntos.”]
- Apesar de a base de utilizadores do Pinterest ser apenas 7% da do Twitter, o Pinterest gera mais tráfego do que Twitter2;
[Tweet “O Pinterest gera mais tráfego do que Twitter.”]
- Com apenas 1% do número de contas do Facebook, o Pinterest gera 13% do tráfego que o Facebook gera3;
[Tweet “O Pinterest gera 13% do tráfego que o Facebook gera.”]
- Em Fevereiro de 2013, o Pinterest já tinha 25 milhões de utilizadores (em apenas 3 anos da plataforma)4;
[Tweet “O Pinterest atingiu os 25 milhões de utilizadores em apenas 3 anos.”]
- A Sephora afirmou que os seguidores da marca no Pinterest gastam 3 vezes mais do que os do Facebook 5.
[Tweet “Os fãs Sephora no Pinterest gastam 3 vezes mais do que os do Facebook.”]
14 Dicas para aumentar a interação no Pinterest

Já está convencido? Eu estou cada vez mais rendida a esta rede e tenho experimentado diversas estratégias para aumentar a interação na rede. Por isso decidi partilhar as que acho mais interessantes e que me têm trazido melhores resultados:
- Se quer que os seguidores interajam com os seus pins, goste, siga, comente e faça repin de imagens de outros. O próprio Pinterest torna isto fácil: quanto mais pessoas e álbuns seguirmos, mais ideias vamos ter para partilhar.
- O Pinterest é baseado em criatividade e diversão, por isso partilhe o melhor lado da sua marca.

- Crie imagens promocionais sempre com o Pinterest em mente. Por exemplo, cada artigo do blogue deve ter uma imagem forte que possa ser partilhada no Pinterest para aumentar o alcance da sua mensagem;
- Os seus álbuns devem sobressair. Escolher um tema forte e imagens de qualidade são obviamente um ponto central, mas também o é escolher um título marcante.
- As imagens não precisam ser tiradas por profissionais, mas use imagens coloridas e interessantes.
- Adicione o botão “Pin it!” e outros botões de partilha nas redes sociais ao seu website/blogue para que os seus fãs possam espalhar a sua mensagem;
- Encontre formas de envolver os fãs – talvez um concurso que os incentive a criar os seus próprios memes ou a enviar fotografias a usarem os seus produtos.

- Decida que história quer contar com as suas imagens;
- Foque-se nos seus clientes. Que imagens será que eles vão achar úteis, divertidas e inspiradoras?
- Os vídeos do YouTube também podem ser pinned para álbuns da mesma forma que outra imagem – por isso pode demonstrar a sua experiência através de vídeos de como usar os seus produtos passo-a-passo;
- Mostre os bastidores da sua empresa com álbuns sobre os seus colaboradores, o ambiente na empresa e encontre outras formas de usar imagens interessantes para ajudar os seus potenciais clientes a descobrirem mais sobre o que oferece;
- Tire partido do formato dos álbuns do Pinterest reunindo dicas de estilos de vida e de moda ou mostre os seus produtos em ambientes reais para mostrar como é que estes podem funcionar.

- O Pinterest tem um formato muito atual: imagens populares refletem, normalmente, tendências sazonais ou eventos, como épocas festivas (Natal, Dia dos Namorados ou outros) e lançamento de filmes;
- A popularidade no Pinterest vem de suprimirmos o perfil típico de uma marca e de realmente respeitarmos a ética da rede.
De volta a si…
Estas são apenas algumas das formas para tirar partido do Pinterest para a sua empresa.
Experimente algumas. Veja aquelas que melhor funcionam com o seu público alvo e ajuste a sua estratégia no Pinterest de acordo com os resultados que vai obtendo.
O que é que acha? Já experimentou o Pinterest como empresa? Está a pensar adoptar algumas destas dicas que mencionei? Que outras dicas pode partilhar?
Por favor, deixe os seus comentários em baixo.