Community Manager Portugal

Qualquer descrição da função de um Community Manager – Gestor de Comunidades – deve apresentar claramente responsabilidades relacionadas com a conexão de pessoas com pessoas!

O que faz um Community Manager?

Um Community Manager é a cara de uma empresa, tendo diversas responsabilidades como a gestão de comunicação, tanto externa como interna.

É um papel de comunicação Web 2.0, incorporando ferramentas online e de networking presencial para criar relacionamentos lucrativos e de longo prazo e, finalmente, construir uma marca forte.

O dia-a-dia de um Community Manager pode ser muito diferente. No entanto, as suas funções, usualmente, passam por:

  • Criação de Conteúdos – redigir publicações para blogues, artigos, newsletters, materiais de comunicação e para redes sociais;
  • Social Media Marketing – criar, gerir e aumentar a presença da empresa através de blogues, FacebookTwitterLinkedIn, entre outras plataformas online, estrategicamente relevantes;
  • Eventos – participar e organizar eventos do sector;
  • Relações Públicas – gerir os pedidos da comunicação social e construir uma base de relacionamentos forte com os jornalistas da indústria, assim como criar, executar e media campanhas de media. Neste ponto, é de referir que algumas empresas criam departamentos dedicados a esta função, podendo este ponto deixar de ser relevante para esta função;
  • Relações com os Clientes – responsável por prestar apoio ao cliente, respondendo a perguntas via telefone, email, Facebook ou outro meio de comunicação e por gerir os fóruns de feedback online;
  • Estratégias de Marketing – responsável pela criação de planos estratégicos de Marketing e de Comunicação, no sentido de orientar as ações da empresa para o seu público-alvo;
  • Estatísticas – recorrer a ferramentas como o Google Analytics para analisar determinadas métricas e, continuamente, encontrar maneiras de melhorar os resultados obtidos através de novas iniciativas.

Eu tenho vindo a analisar algumas descrições da função de um Community Manager e uma das melhores que encontrei foi a de Ben Martin disponível em Online Community Results.

Muitas das vezes, este papel é confundido com o papel de Social Media Manager. Veja neste artigo qual a diferença entre um Social Media Manager e um Community Manager.

Falta alguma coisa nesta lista? O que é que acrescentavam?