Usar o LinkedIn para encontrar clientes
No artigo Como usar o LinkedIn para vender partilhei algumas das estratégias que utilizo regularmente – e hoje deixo-vos algumas dicas e truques que tenho vindo a aplicar no LinkedIn para encontrar clientes e que me têm trazido ótimos resultados!
1 – Participe em Debates
Participar nas comunidades é a chave para utilizar as redes sociais – e tirar benefício disto.
Existem grupos de discussão direcionados para quase todos os nichos que imaginem. Estes estão tipicamente repletos de pessoas à procura de respostas e apoio. Partilhe o seu conhecimento especializado livremente, e inicie relações nesses grupos – irá tornar-se rapidamente uma fonte de conhecimento na área e irá gerar novas leads para a sua empresa.

2 – Pesquise Conexões
Uma pesquisa avançada no Google pode ser uma fonte incrível de encontrar potenciais clientes, com base em palavras-chave utilizadas no LinkedIn. Na barra de pesquisa do Google , digite algo como:
site:www.linkedin.com AND (“palavra-chave 1” OR “palavra-chave 2”) AND (Porto ou Lisboa)
Clique em pesquisar – e todas as pessoas no LinkedIn que correspondam a essas condições irão aparecer.

3 – Encontre Interesses Comuns
Por vezes, uma nota complementar mais pessoal funciona muito bem. Eu verifico sempre o perfil individual antes de enviar alguma mensagem – e tenho recebido muitas mensagens de resposta positivas.
Existem funções muito interessantes nos grupos que nos permitem enviar mensagens grátis a qualquer membro desse grupo, independentemente se estamos ou não conectados. Se tivermos uma conta básica no LinkedIn, podemos aderir a no máximo 50 grupos – por isso maximize esse limite com grupos onde os seus potenciais clientes estão.
Certifique-se de que possa oferecer benefícios mútuos a ambas as partes quando envia uma mensagem a uma conexão potencial.

4 – Elogie
Uma tática que tenho utilizado muito é elogiar a empresa da pessoa a quem me quero conectar. Uma mensagem que tem resultado muito bem é:
Considero existirem formas interessantes de trabalharmos juntos.
Soa estupidamente simples – mas tem-se mostrado extremamente efetivo!
Tenho conseguido marcar inúmeras reuniões de negócios com mensagens “cold” no LinkedIn, utilizando esta técnica.
5 – Analise as Visualizações ao seu Perfil
O LinkedIn tem uma funcionalidade que nos permite ver quem visitou o nosso perfil. Eu contacto sempre essas pessoas.
Se já forem minha conexão, envio uma mensagem como:
Olá,
Reparei que visitou o meu perfil recentemente. Posso ajudá-lo em alguma coisa?
Cumprimentos,
Helena.
Se ainda não forem minha conexão, eu faço mais pesquisa sobre a pessoa e envio uma nota como:
Bom dia,
Reparei que visitou o meu perfil recentemente. [Uma nota mais pessoal]
Cumprimentos,
Helena.
Alguém que investe tempo na visualização do nosso perfil é provavelmente uma lead que vale a pena contactar.

6 – Faça Perguntas
Faça perguntas às pessoas com quem está conectado. A maioria das pessoas conectam-se com grandes profissionais, mas não mantêm o contacto com eles.
Utilize as suas atualizações de estado para envolver as pessoas que estão ligadas a si – e fique no topo na mente deles.
Partilhe artigos sobre as tendências da sua indústria, citações motivacionais, e questões sobre negócios. Irá ficar surpreso com a quantidade de pessoas que começar a interagir e a comunicar consigo.
7 – Mantenha-se Ativo
O LinkedIn Today é uma ótima ferramenta para encontrar conteúdo interessante para partilharmos com o nosso mercado-alvo. Mantenha-se ativo no LinkedIn, publicando, pelo menos, um artigo semanalmente e irá manter-se no topo da mente da sua rede.
Essa consciência passiva tornar-se-á importante quando você quiser uma introdução ou quando alguém na sua rede tiver uma necessidade da sua especialidade.

8 – Conecte-se com o Twitter
Em Portugal, o Twitter não é muito utilizado. Mas se está a trabalhar em mercados internacionais, ou a tentar internacionalizar a sua empresa esta rede social pode-se mostrar uma boa ferramenta.
Aumente o alcance das suas atualizações simplesmente conectando o Twitter com o LinkedIn. Assim, cada atualização no Twitter será reenviado para os seus seguidores no LinkedIn – e o contrário também!
9 – Publique artigos
Eu gosto de promover o conteúdo e realizações dos nossos clientes no LinkedIn, os meus artigos aqui no blog, notícias sobre a minha empresa, entre outros.
Ao utilizar o LinkedIn para educar os nossos potenciais clientes, oferecemos mais valor e, finalmente, estabelecemos relações mais fortes.
10 – Seja Agressivo
A palavra de ordem este ano na empresa onde trabalho é Agressividade – e eu tenho aplicado este lema no LinkedIn para encontrar clientes.
Muitas pessoas ficam longe do seu lado agressivo para não parecerem carentes. Para mim, a criação da página da empresa no LinkedIn, a par do meu perfil pessoal tem-se mostrado uma excelente forma de chamar à atenção.
Eu verifico constantemente quem viu o meu perfil no LinkedIn. Vaidade, por um lado, mas por outro, por uma questão de estratégia.
Na maioria das vezes, são pessoas de facto interessadas na minha empresa – ou porque precisam dos nossos serviços, ou porque já estão em contacto com alguém de lá. Outras vezes são recrutadores que estão à procura de algum colaborador com a minha experiência e eu consigo apanhá-los no momento certo para me contratarem.