Browse By

10 formas criativas de usar o LinkedIn para encontrar clientes

O LinkedIn é uma mina de ouro para marketers, gestores de marca, recrutadores, CEOs, entre outros. É uma ótima plataforma para nos conectarmos com profissionais – em todo o mundo -, encontrar oportunidades de trabalho e para partilhar conteúdos. Mas já alguma vez pensou em utilizar o LinkedIn para encontrar clientes? Dados de Dezembro de 2013 da socialbakers.com, indicam que 68% das pessoas não sabem como utilizar o LinkedIn adequadamente – e por isso muitos só utilizam esta plataforma para publicar promoções e spam em grupos.

Usar o LinkedIn para encontrar clientes

No artigo Como usar o LinkedIn para vender partilhei algumas das estratégias que utilizo regularmente – e hoje deixo-vos algumas dicas e truques que tenho vindo a aplicar no LinkedIn para encontrar clientes e que me têm trazido ótimos resultados!

1 – Participe em Debates

Participar nas comunidades é a chave para utilizar as redes sociais – e tirar benefício disto.

Existem grupos de discussão direcionados para quase todos os nichos que imaginem. Estes estão tipicamente repletos de pessoas à procura de respostas e apoio. Partilhe o seu conhecimento especializado livremente, e inicie relações nesses grupos – irá tornar-se rapidamente uma fonte de conhecimento na área e irá gerar novas leads para a sua empresa.

Helena Dias | Grupos no LinkedIn para encontrar clientes

2 – Pesquise Conexões

Uma pesquisa avançada no Google pode ser uma fonte incrível de encontrar potenciais clientes, com base em palavras-chave utilizadas no LinkedIn. Na barra de pesquisa do Google , digite algo como:

site:www.linkedin.com AND (“palavra-chave 1” OR “palavra-chave 2”) AND (Porto ou Lisboa)

Clique em pesquisar – e todas as pessoas no LinkedIn que correspondam a essas condições irão aparecer.

Helena Dias | Pesquisas no Google | LinkedIn para encontrar clientes

3 – Encontre Interesses Comuns

Por vezes, uma nota complementar mais pessoal funciona muito bem. Eu verifico sempre o perfil individual antes de enviar alguma mensagem – e tenho recebido muitas mensagens de resposta positivas.

Existem funções muito interessantes nos grupos que nos permitem enviar mensagens grátis a qualquer membro desse grupo, independentemente se estamos ou não conectados. Se tivermos uma conta básica no LinkedIn, podemos aderir a no máximo 50 grupos – por isso maximize esse limite com grupos onde os seus potenciais clientes estão.

Certifique-se de que possa oferecer benefícios mútuos a ambas as partes quando envia uma mensagem a uma conexão potencial.

Helena Dias | Aderir a grupos no LinkedIn para encontrar clientes

4 – Elogie

Uma tática que tenho utilizado muito é elogiar a empresa da pessoa a quem me quero conectar. Uma mensagem que tem resultado muito bem é:

Considero existirem formas interessantes de trabalharmos juntos.

Soa estupidamente simples – mas tem-se mostrado extremamente efetivo!

Tenho conseguido marcar inúmeras reuniões de negócios com mensagens “cold” no LinkedIn, utilizando esta técnica.

5 – Analise as Visualizações ao seu Perfil

O LinkedIn tem uma funcionalidade que nos permite ver quem visitou o nosso perfil. Eu contacto sempre essas pessoas.

Se já forem minha conexão, envio uma mensagem como:

Olá,
Reparei que visitou o meu perfil recentemente. Posso ajudá-lo em alguma coisa?
Cumprimentos,
Helena.

Se ainda não forem minha conexão, eu faço mais pesquisa sobre a pessoa e envio uma nota como:

Bom dia,
Reparei que visitou o meu perfil recentemente. [Uma nota mais pessoal]
Cumprimentos,
Helena.

Alguém que investe tempo na visualização do nosso perfil é provavelmente uma lead que vale a pena contactar.

Helena Dias | vender nas redes sociais - quem viu o seu perfil no linkedin

6 – Faça Perguntas

Faça perguntas às pessoas com quem está conectado. A maioria das pessoas conectam-se com grandes profissionais, mas não mantêm o contacto com eles.

Utilize as suas atualizações de estado para envolver as pessoas que estão ligadas a si – e fique no topo na mente deles.

Partilhe artigos sobre as tendências da sua indústria, citações motivacionais, e questões sobre negócios. Irá ficar surpreso com a quantidade de pessoas que começar a interagir e a comunicar consigo.

7 – Mantenha-se Ativo

O LinkedIn Today é uma ótima ferramenta para encontrar conteúdo interessante para partilharmos com o nosso mercado-alvo. Mantenha-se ativo no LinkedIn, publicando, pelo menos, um artigo semanalmente e irá manter-se no topo da mente da sua rede.

Essa consciência passiva tornar-se-á importante quando você quiser uma introdução ou quando alguém na sua rede tiver uma necessidade da sua especialidade.

Helena Dias | LinkedIn para encontrar clientes

8 – Conecte-se com o Twitter

Em Portugal, o Twitter não é muito utilizado. Mas se está a trabalhar em mercados internacionais, ou a tentar internacionalizar a sua empresa esta rede social pode-se mostrar uma boa ferramenta.

Aumente o alcance das suas atualizações simplesmente conectando o Twitter com o LinkedIn. Assim, cada atualização no Twitter será reenviado para os seus seguidores no LinkedIn – e o contrário também!

9 – Publique artigos

Eu gosto de promover o conteúdo e realizações dos nossos clientes no LinkedIn, os meus artigos aqui no blog, notícias sobre a minha empresa, entre outros.

Ao utilizar o LinkedIn para educar os nossos potenciais clientes, oferecemos mais valor e, finalmente, estabelecemos relações mais fortes.

10 – Seja Agressivo

A palavra de ordem este ano na empresa onde trabalho é Agressividade – e eu tenho aplicado este lema no LinkedIn para encontrar clientes.

Muitas pessoas ficam longe do seu lado agressivo para não parecerem carentes. Para mim, a criação da página da empresa no LinkedIn, a par do meu perfil pessoal tem-se mostrado uma excelente forma de chamar à atenção.

Eu verifico constantemente quem viu o meu perfil no LinkedIn. Vaidade, por um lado, mas por outro, por uma questão de estratégia.

Na maioria das vezes, são pessoas de facto interessadas na minha empresa – ou porque precisam dos nossos serviços, ou porque já estão em contacto com alguém de lá.  Outras vezes são recrutadores que estão à procura de algum colaborador com a minha experiência e eu consigo apanhá-los no momento certo para me contratarem.

E você? Tem mais alguma estratégia que utilize no LinkedIn para encontrar clientes?

  • hutihutitapeta

    Uma oportunidade de financiamento para os que têm projetos ou outras necessidades de financiamento pessoais, pode agora obter um empréstimo para resolver as vossas dificuldades financeiras sem constrangimento. Contactar o responsável para mais informações.

    Contato:?? [email protected]

10 formas criativas de usar o LinkedIn para encontrar clientes

por Helena Dias tempo: 4 min
1