Está à procura de ferramentas para melhorar a gestão de marketing digital?
Precisa de ajuda para criar e encontrar conteúdo interessante para partilhar com os seus fãs?
Esta semana estive na Universidade de Aveiro a falar sobre as Tecnologias no Marketing e Comunicação Digital, um workshop organizado no âmbito do Projeto Alojamento do Futuro.
Enquanto falava com alguns hoteleiros, apercebi-me que estes já conhecem o poder do digital, sabem quais são as redes sociais mais importantes, mas que sofrem do mesmo mal que todos nós – a falta de tempo. Falta de tempo para gerir, interagir e analisar os inúmeros canais digitais onde somos “obrigados” a estar presentes.
Por isso, decidi criar esta compilação das ferramentas grátis que mais utilizo por canal de comunicação e que me ajudam (e muito!) a otimizar o meu tempo na gestão dos diversos canais.
Conteúdos
Ferramentas para melhorar a Gestão de Marketing Digital
Plataformas de Aprendizagem
Tutoriais grátis para aprender a utilizar o Google Analytics.
2 – Udemy
Plataforma de ensino online que oferece cursos gratuitos (e pagos) sobre diversos temas como tecnologia, negócios, design, música, jogos e muitos outros.
3 – Hubspot Academy
Recursos gratuitos baseados na metodologia de Inbound Marketing.
Search Marketing
4 – Ubersuggest
Esta ferramenta sugere-lhe, com base em diversos serviços, palavras-chave relacionadas com um termo específico.
5 – Keyword Planner
Ferramenta gratuita do Adwords que ajuda a encontrar ideias para palavras-chave, estimando como é que será a performance destas.
6 – Alexa
Ferramenta para ver a popularidade relativa do seu website. A versão gratuita, permite ainda compararmos a nossa popularidade com a da concorrência.
7 – Wordle
Visualize facilmente a densidade de palavras-chave nos seus conteúdos.
8 – Inbound Writer
Otimize a sua escrita para SEO – em tempo real. Pode utilizar a versão web ou, caso utilize o wordpress, o plugin respetivo.
9 – Optimizely
Faça testes A/B ao seu website de forma rápida e aprofundada.
Social Media
10 – Alertas do Google
Receba no seu email atualizações dos resultados relevantes mais recentes do Google (Web, notícias e outros) com base nas suas consultas. Pode criar alertas com o nome da sua empresa – e receber no seu email as últimas menções na web sobre a mesma – e pode criar sobre temas específicos para partilhar, posteriormente, nas redes sociais.
11 – Hootsuite
Um sistema de gestão de Social Media que nos permite publicar (e calendarizar) um post para todos os Social Media que selecionarmos, assim como ver os feeds desses Social Media numa só plataforma.
12 – Públicos Personalizados do Facebook
Crie anúncios do Facebook diretamente aos seus clientes.
Email Marketing e Landing Pages
13 – Mailchimp
Envie 12.000 emails para 2.000 assinantes gratuitamente. Sem contratos, nem cartão de crédito necessário.
Marketing de Conteúdos
16 – Blog topic generator
A cura para o bloqueio dos escritores. Esta ferramenta sugere títulos para artigos de blogues.
17 – Visual.ly
Crie infográficos, vídeos e experiências web para partilhar nas suas redes sociais.
18 – The noun project
Base de dados com inúmeros ícones gratuitos e pagos.
19 – Canva
Crie imagens e capas para o Pinterest, Facebook, Twitter. Crie infográficos, cartões de negócios, cartazes e muito mais.
O Canva, além de já nos dar os templates com as medidas exatas para estas imagens, ainda nos permite personalizá-las de acordo com a identidade da nossa marca – seja cores ou texto -, dado que nos permite fazer o upload das imagens que quisermos.
Atenção, que alguns dos templates já feitos têm um custo – mas apenas se não eliminarmos os conteúdos pagos (como são exemplo as imagens que eles oferecem).
20 – GIMP
Alternativa gratuita ao Photoshop e ao Illustrator.
Outras ferramentas
21 – Signals
Para quem utiliza um fornecer de email que não nos permite saber quem abriu os emails que enviámos, como por exemplo o Gmail, o Signals da HubSpot é a solução.
Esta ferramenta, permite-nos saber quem e quando é que os emails que enviámos foram abertos.
22 – Wisestamp
Ótima ferramenta para fazer o design da assinatura de email.
23 – Trello
Crie listas “To do” segmentadas.
Últimos pensamentos…
Ao combinar todas estas ferramentas, irá com certeza melhorar a gestão de marketing digital. Irá poupar tempo, dinheiro e irá facilmente encontrar e criar conteúdos interessantes para partilhar com a sua audiência – e aumentar a interação destes.
O que é que acha? Já conhecia alguma destas ferramentas? Quais utiliza regularmente? Tem mais alguma sugestão? Partilhe comigo nos comentários em baixo.