Helena Dias | Quem visitou o seu perfil linkedin
Todos conhecemos a página Quem viu o seu perfil LinkedIn. Faz parte do exercício diário do nosso ego saber o quão importantes somos nesta rede e aproveitar a glória de sermos perseguidos por outros utilizadores que nos podem oferecer a oportunidade de trabalho de uma vida.Em Fevereiro, o LinkedIn anunciou uma nova página “Quem viu o seu perfil”à qual adicionou dicas personalizadas de como podemos gerar mais visualizações ao nosso perfil.

Quem visitou o seu perfil LinkedIn – O que há de novo?

O novo layout inclui análises mais detalhadas sobre os utilizadores do LinkedIn que visitam o nosso perfil. Agora, podemos ver a indústria, função e cidade daqueles que visitam o nosso perfil.

Por exemplo, se 18 pessoas com o título de CEO visitarem a nossa página, o LinkedIn dá-nos esses dados – antes apenas conseguíamos ver quantas vezes o nosso perfil foi visto e apenas os mais recente.

Além das novas ferramentas de análise, recebemos ainda dicas de como aumentar as visitas ao nosso perfil – o LinkedIn faz-nos sugestões baseadas em como os membros do mesmo sector receberam mais visualizações. Um exemplo disso é a sugestão de adicionar uma determinada especialidade ao nosso perfil ou partilhar um artigo.

O novo Layout

Antes de lhe mostrar as novas funcionalidades da página Quem viu o seu perfil LinkedIn – veja como é a nova página.

Dica: Isto pode ainda não estar disponível para a sua conta do LinkedIn, mas altere o seu idioma para Inglês para ter acesso a esta nova funcionalidade.

Helena Dias | Quem viu o seu perfil linkedin

Como usar a nova página Quem viu o seu perfil LinkedIn

Agora que já viu a nova página – o que é que pode fazer com ela? Vamos começar por analisar uma seção que nos é mais familiar – logo no topo da página.

1ª Parte – Dados sobre quem viu o seu perfil LinkedIn

Este gráfico é-lhe provavelmente familiar – permite-nos ver em que semana o nosso perfil teve mais visualizações. O que é de facto útil é a categorização que o LinkedIn agora nos dá no topo. Se o LinkedIn detecta alguma tendência das pessoas que viram o nosso perfil, ele identifica-a para nós.

Helena Dias | Quem viu o seu perfil LinkedIn | 1º seção

Por exemplo, se três pessoas da Ubiwhere viram o meu perfil, faz sentido porque são as pessoas da minha empresa a verem como está o meu perfil. Mas se não houver qualquer conexão, estes dados dão-me uma boa indicação de que essas pessoas estão a ver o meu perfil para me recrutarem ou, se eu trabalha em vendas, que estas pessoas podem estar interessadas em algo que eu tenho para vender. Consulte também como vender nas redes sociais.

E quando clicamos num dos textos a azul, é nos apresentado uma seção muito útil que nos indica quem são os nossos visitantes – uma característica muito útil para os vendedores, especialmente aqueles que trabalham regiões específicas.

Helena Dias | Quem viu o seu perfil LinkedIn | 1º seção parte 2

Se mover o cursor do rato para a direita, verá uma opção que nos indica que tipo de pessoas viram o seu perfil. Por exemplo, quando clico no status “40 Viewers with the Title Salesperson”, o LinkedIn dá-nos estatísticas sobre a indústria dessas pessoas e respetivas funções.

Helena Dias | Quem viu o seu perfil LinkedIn | 1º seção parte 3

Por fim, o LinkedIn oferece-nos uma análise, com base na localização e palavras-chave, permitindo-nos verificar a forma como as pessoas encontraram o nosso perfil – uma pergunta que muitas vezes me têm feito.

Helena Dias | Quem viu o seu perfil LinkedIn| 1º seção parte 4

2ª Parte – Atribuindo caras às estatísticas

A 2ª seção permite-nos ver quem viu o nosso perfil, convidando-nos a entrar em contacto com ou a visitar o perfil de quem viu o nosso – portanto, nada de novo aqui.

Helena Dias | Quem viu o seu perfil LinkedIn 2º seção

Se clicar no botão da lupa de um espectador anónimo, é encaminhado para a página de resultados de uma pesquisa típica do LinkedIn com os colaboradores dessa empresa. Por outro lado, se clicar no botão do envelope – sobre um espectador não-anónimo – é convidado a enviar uma mensagem a esse espectador. Mas, se clicar no botão com a figura, já é convidado a conectar-se a essa pessoa.

E, claro, há uma chamada à ação, para atualizar o seu LinkedIn para Premium e poder ver toda a lista de pessoas que viram o seu perfil.

3ª Parte – Recomendações para receber mais visualizações ao seu perfil

Enquanto a 1ª parte é muito divertida, esta última seção é a mais útil – e a minha preferida – para recebermos mais visualizações ao nosso perfil sem muito esforço.

O LinkedIn oferece-nos recomendações concretas de como obtermos mais visualizações ao perfil – com base em perfis idênticos ao nosso – dando-nos ainda uma percentagem do aumento das visitas ao nosso perfil, se optarmos por determinada ação específica.

Helena Dias | Quem viu o seu perfil LinkedIn 3º seção

Tem alguma coisa que queira adicionar? Partilhe nos comentários.