Este artigo foi publicado originalmente no blog da Oakreative.
Relações Públicas (RP) nas redes sociais pode parecer um conceito estranho.
Mas, e em primeiro lugar, devemos esquecer a ideia de que é algo que tem que ver com organizações sem fins lucrativos. Em segundo lugar, devemos esquecer toda a parte que envolve a imprensa, almoços com o editor, ou seja, esquecer tudo o que anteriormente estava associado às RP tradicionais.
A web é uma rede de tecnologias e plataformas de comunicação que tem um enorme impacto, quer nos mercados quer nas organizações e é, sem dúvida, um dos instrumentos de comunicação nos quais as RP devem agir.
A velocidade com que se comunica hoje, e a necessidade de reações rápidas (quase instantâneas) por parte das organizações, fazem com que se procure melhorar, todos os dias, as ferramentas de comunicação que usamos nas redes sociais.
7 Práticas de Relações Públicas Digitais a seguir nas Redes Sociais
1. SEO para Comunicados de Imprensa, Posts e Tweets
A otimização para motores de busca (SEO) é cada vez mais importante para as empresas que querem mostrar as suas competências ao mundo.
O grande objetivo de SEO é o de potencializar e melhorar o posicionamento de um website nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca (Google, Bing, Yahoo e Sapo) de forma a gerar conversões, sejam elas, uma lead, uma compra, um envio de formulário, agendamento de consulta e outros.
Como nos conteúdos para os websites, os comunicados de imprensa e todo o conteúdo das redes sociais devem ser também otimizados com palavras-chave e hiperligações, de forma a serem facilmente pesquisados e encontrados.
2. Pesquise e otimize como se fosse proeficiente em SEO
A pesquisa de palavras-chave (Keyword Research) é um ponto muito importante sempre que se fala em SEO, sendo algo que será incorporado no conteúdo, aumentando assim a relevância das páginas.
Esta pesquisa é necessária quando se escreve uma press release, uma notícia, um artigo ou mesmo quando se publica alguma informação nas redes sociais.
Dicas:
- Crie uma lista dos termos a serem pesquisados pelo seu público;
- Calcule o número aproximado de pesquisas realizadas nos principais motores de busca (Google, Bing e Yahoo);
- Avalie a concorrência para cada um dos termos – ou seja, websites que concorrem com o seu;
- Por fim, use essa lista para escolher as palavras-chave que têm menos concorrência e mais pesquisas.
3. Pense e escreva como um jornalista
Quando se desenvolve uma notícia/artigo, deve-se ter em conta que o leitor gosta de perceber, rapidamente, qual o seu teor.
O título das notícias é muito importante, pois é este que vai captar a atenção do leitor para o resto da notícia. Com isto em mente, deve desenvolver conteúdos importantes e relevantes, esquecendo os “afloreados” – ou seja, vá direto ao assunto.
4. Envolva-se nas redes sociais
Produzir notícias é apenas metade da batalha que enfrentamos todos os dias.
Lembre-se de interagir, de se envolver e de participar ativamente nas redes sociais. Pode ser na forma de retweets de outras notícias, “gostar” de outras organizações para além da sua ou responder aos jornalistas para se envolver em conversas, mesmo quando esta não o beneficia de forma direta.
5. Crie tópicos de tendências em tempo real
Quer se trate de um feriado ou notícias recentes, como o atentado em Paris ao Charlie Hebdo, deve encontrar uma conexão com a notícia e criar o seu próprio ângulo.
O Facebook estreou em 2014 uma secção de “Tendências”, que mostra os tópicos que estão a ser mais falados no momento, pelos utilizadores. Esta secção está atualmente disponível em inglês em países selecionados.
Fique atento ao seu perfil do Facebook para não perder esta secção, quando for lançada em português.
6. Publique um Jornal Diário
Pensado especialmente para o Twitter e Facebook, o Paper.li é uma fonte de notícias e uma excelente ferramenta para posicionar o seu negócio como um líder de pensamento.
Comece a usar esta ferramenta já hoje e partilhe connosco o seu jornal nos comentários em baixo.
7. Efeitos visuais fortes e microblogs
Uma imagem vale mais que mil palavras e sites como o Tumblr, Instagram e Pinterest podem prová-lo!
O Tumblr, por exemplo, oferece formas muito simples de espalhar a palavra RP usando imagens, vídeos, links e mensagens que podem ser facilmente conectadas a páginas do Facebook e contas no Twitter. Além disso, deve sempre usar recursos visuais fortes para combinar com a sua história – infográficos, imagens e vídeos para captar a atenção.
Conclusão
Hoje, quando olhamos para a web e para a forma como a comunicação nos chega, percebemos que as mensagens não são mais transmitidas, mas sim partilhadas através de diversos canais – blogs, Facebook, Twitter, Youtube, entre outros social media. Ou seja, as RP nas redes sociais não são sobre a criação de notícias mas sim sobre “espalhar” a mensagem e depois estimular a sua disseminação através de referências naturais, orgânicas ou pessoais.
Em uma altura de constante evolução e revolução das redes sociais, os profissionais de RP têm uma oportunidade única de se reinventar para finalmente produzirem melhores resultados.
O que acha? Quais as práticas de RP que mais segue? Como tem usado as redes sociais para melhorar essas práticas? Partilhe connosco as suas ideias e feedback nos comentários em baixo.
Créditos da Imagem: Garry Knight