10 Certificações para Profissionais de Marketing Digital

“Tu és a pessoa com mais certificações que eu conheço”.

Esta foi uma afirmação que eu cheguei a ouvir há uns anos, quando estava no início da minha carreira, e que me deixou de certa forma incrédula e intrigada. Afinal de contas, desde há anos para cá que enquanto profissional e professora na área de Marketing Digital digo sempre: quem trabalha em marketing digital (e não só) tem de estar em constante aprendizagem.

E não é à toa que os profissionais mais fantásticos que eu conheci até hoje são pessoas que, independente do nível em que estão, são comprometidas em aprender sempre mais.

Como fundadora de uma agência de marketing também quero que os melhores profissionais de marketing digital se juntem à nossa agência. É por isso que todo o esforço conta quando trabalhamos para nos diferenciar num mercado cada vez mais saturado.

Aproveitar as certificações de marketing digital disponíveis é uma excelente forma para aprimorarmos o nosso conjunto de habilidades e tornarmo-nos um dos principais candidatos para aquele trabalho que sempre desejámos.

As principais certificações para profissionais de Marketing Digital

Tudo se resume à pergunta: “quais são as certificações que valem a pena e que são confiáveis?”

Para o guiar no caminho certo, compilei uma lista das principais certificações para os profissionais de marketing digital.

1. Certificação em Fundamentos de Marketing Digital

Um curso gratuito da Google, credenciado pelo Interactive Advertising Bureau, que ensina a dominar os princípios básicos do marketing digital. Inclui 26 módulos, todos criados por instrutores da Google, com exercícios práticos e exemplos do mundo real que ajudam a transformar conhecimento em ação.

Onde fazer: Ateliê Digital Google

Custo: Grátis

2. Certificação em Inbound Marketing

O curso gratuito de certificação em Inbound da HubSpot Academy é composto por doze aulas que abordam as quatro etapas da metodologia inbound. Inclui temas como otimização do site, anatomia da landing page e amplificação do conteúdo com as redes sociais.

Onde fazer: HubSpot Academy

Custo: Grátis

3. Certificação em Marketing de Conteúdo

O curso gratuito de certificação em Marketing de Conteúdo da HubSpot Academy é composto por nove aulas que cobrem áreas fundamentais do marketing de conteúdo. O objetivo final da certificação de marketing de conteúdo é que os participantes aprendam a:

  • Criar uma mensagem e escrever uma narrativa eficaz para a sua marca;
  • Criar uma base estratégica para a sua marca para ajudar a garantir sustentabilidade e sucesso a longo prazo;
  • Criar uma campanha de conteúdo de ponta a ponta (criar, promover, analisar);
  • Aumentar a pegada dos seus esforços de criação de conteúdo.

Onde fazer: HubSpot Academy

Custo: Grátis

4 e 5. Certificação em Social Media Marketing

O curso de Social Media da Hootsuite ensina a levar competências de gestão de redes sociais para outro nível – desde otimização da presença nas principais redes sociais até à criação de uma estratégia de redes sociais sofisticada. O curso ensina a:

  • Desenvolver uma estratégia de social media marketing abrangente e unificada;
  • Melhor maneira de desenvolver conteúdo direcionado para o nosso público;
  • Como crescer e interagir com a nossa comunidade online.

Onde fazer: Hootsuite Academy

Custo: Varia consoante o curso:

  • Social Marketing Certification: $199
  • Advanced Social Advertising Courseware and Certification: $249
  • Advanced Social Media Strategy Certification: $999

A Hubspot Academy também possui uma certificação em Social Media Marketing e é gratuita.

6. Certificação em Facebook

A certificação Blueprint reconhece a proficiência na utilização dos produtos e serviços do Facebook. Atualmente, existem duas certificações em publicidade do Facebook, uma de compra e outra de planeamento.

Onde fazer: Os exames de Certificação Blueprint podem ser feitos online ou presencialmente numa central de profissional de testes da Pearson VUE.

Custo: $150 por cada exame

7. Certificação em YouTube

A Certificação YouTube pode ajudá-lo a ficar a par de todos os detalhes da criação, do crescimento e da rentabilização de canais no YouTube, sendo cada um destes tópicos uma certificação específica.

Onde fazer: Youtube Creator Academy

Custo: Gratuito

8. Certificação em Google Ads

A Certificação do Google Ads é uma acreditação profissional que a Google oferece a indivíduos que demonstram proficiência em aspetos básicos e avançados do Google Ads. Uma Certificação do Google Ads demonstra que a Google reconhece os indivíduos como especialistas em publicidade online.

Onde fazer: Google Skillshop

Custo: Gratuito

9. Certificação em Google Analytics

Para ajudar todos os profissionais de marketing a entenderem melhor as funcionalidades do Google Analytics, a equipa do Google desenvolveu também um curso gratuito.

Onde fazer: Google Skillshop

Custo: Gratuito

10. Certificação em Email Marketing

A certificação da HubSpot em email marketing ensina e ajuda ajuda a estar atualizado sobre as tendências no mundo do email marketing.

Onde fazer: Hubspot Academy

Custo: Gratuito

Adicionaria mais alguma certificação? Deixe a sua sugestão nos comentários em baixo.

Resumo do artigo

O que são certificações de marketing digital?

São cursos, completamente focados num tópico específico, onde, após passar um exame final, recebemos um certificado. Podem ser realizados por estudantes e profissionais do sector que pretendem melhorar (ou atualizar) os seus conhecimentos.

Que certificações de marketing digital existem?

Algumas das certificações mais conhecidas são: Inbound Marketing, Google Ads, Google Analytics, Facebook, Twitter e Youtube.

As certificações de marketing digital são gratuitas?

Na sua maioria sim, nomeadamente as certificações em Google Ads, Google Analytics, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Youtube, Twitter, entre outras.

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