Primeiros passos para criar uma campanha de sucesso nas Redes Sociais
Primeiro responda às seguintes questões:
- O que é que estou a tentar alcançar?
- Quais são as metas e objetivos da minha empresa?
- Quem é que estou a tentar alcançar? São os clientes existentes, os potenciais ou as pessoas que nunca ouviram falar da minha empresa?
Responder a estas perguntas é uma tarefa relativamente simples, principalmente para os gestores de pequenas empresas – por estarem envolvidos em todos os aspetos e processos da empresa. Depois de ter determinado o seu público-alvo e os seus objetivos, será muito mais fácil conceber uma campanha nas redes sociais que lhe traga os resultados desejados.
Explore canais diferentes
Não publique só por publicar. Toda a gente está no Facebook – isso já todos sabemos – e publicar uma mensagem no Facebook leva uma fração de segundos. Mas o Facebook já afirmou que o alcance orgânico de mensagens simples é cada vez menor – logo ao fazê-lo está chegar a um número diminuto dos seus fãs. E por isso, é preciso pensar sobre as diferentes formas de alcançar o público-alvo. Mas qual dos outros canais escolher? Depende da sua indústria e nicho. Se é proprietário de um pequeno negócio e se tem, por exemplo, uma loja online a vender artigos de moda, o Pinterest é de facto uma excelente plataforma para apostar. Mas se vende produtos e/ou serviços para outras empresas, aposte no LinkedIn. É aqui que diversificar fora do Facebook se torna tão importante. Se o seu público é ativo e interage regularmente com os seus produtos, ofereça descontos e promova concursos que sejam centrados em conteúdos do utilizador. Promova conversas com os seus consumidores e leve-os a partilhar frases, fotografias e vídeos que envolvam a sua marca. E quais é que são os melhores canais para partilhar estes conteúdos? Cada plataforma tem as suas próprias forças e recursos para os diferentes públicos e faixas etárias. O Pinterest é ótimo para apresentações visuais e para descobrir novos conteúdos. O Instagram é provavelmente melhor para concursos de fotografia e vídeo.
Diversifique os conteúdos
Aventure-se nos vídeos – se funcionarem com os seus produtos e serviços -, pois a popularidade destes conteúdos contínua a crescer. Pode começar por fazer vídeos de 2 minutos a explicar o que a sua empresa faz ou a apresentar os seus colaboradores. Mas se o seu objetivo é aumentar o tráfego do website ou loja online, os concursos e promoções têm trazido melhores resultados a pequenas empresas. Contudo, não pense em cada rede social como um meio independente de promoção da sua empresa. A melhor estratégia é partilhar os conteúdos em diversas plataformas. Por exemplo, se colocar um vídeo no Youtube, coloque-o no seu website, publique-o no Facebook e LinkedIn e envie-o na sua newsletter. Quando utilizados corretamente, os social media ajudam a aumentar o alcance das nossas campanhas de publicidade e, consequentemente, impulsionam a interação com os clientes e não clientes. E os dados recolhidos através das redes sociais podem ser utilizados em planos de marketing que geram resultados reais e ROI.
Ideias para desenvolver uma campanha de sucesso nas Redes Sociais
Deixo aqui este infográfico produzido pela Antavo com 12 ideias para campanhas no Facebook – mas que pode ser facilmente estendido a outras redes sociais.