Como ensinar sobre métricas de social media

Em 2018, a Aveiro Digital School/ISCIA lançou-me o desafio de lecionar uma disciplina sobre Social Media Metrics e, como esta é uma das minhas áreas preferidas, aceitei sem pensar duas vezes.

O meu objetivo era abordar o tema tanto com teoria como com debates e trabalhos práticos (o que já tenho feito nos últimos anos, nos módulos de social media), assim como com a utilização de software. No final, os alunos tiveram de criar um social media report como projeto final (que representou 35% da nota final).

Conforme fui planeando as aulas e preparando o material, deparei-me com um grande desafio: o acesso às ferramentas tem um custo muito elevado.

Mas, como eu sei que há muitos mais professores e formadores que enfrentam o mesmo desafio, decidi partilhar como eu ensinei os meus alunos a acompanhar métricas de social media ao longo de um semestre.

Como eu ensino os meus alunos a medir a performance dos social media

Como as ferramentas têm um custo muito elevado, tivemos de utilizar as ferramentas de estatísticas nativas de cada rede social e outras grátis que eu encontrei. Além disso, inscrevi a turma na Hootsuite Academy, para terem acesso, gratuitamente, à plataforma Hootsuite – mais à frente, falo sobre este tópico.

Individualmente, cada aluno teve de ir acompanhando as métricas das redes sociais do ISCIA, utilizando um template que eu disponibilizei, e que adaptei às nossas necessidades com base neste template de auditoria da Sprout Social e neste da definição de objetivos SMART da Hubspot.

Aqui está uma cópia do template final que foi distribuído à turma. Também pode fazer uma cópia para si e modificar conforme as suas necessidades.

Atividades e um template para ensinar sobre métricas de social media - Template Auditoria aos Social Media

Nas aulas teóricas, ensino os alunos sobre as métricas discutidas no livro Digital Marketing Analytics do André Zeferino, no Social Media Metrics do Jim Stern e no Social Media Metrics Secrets do John Lovett, enfatizando sempre a importância de escolher métricas vinculadas a objetivos (no template, vai ver que existe uma folha onde os alunos têm de determinar os seus objetivos e quais as métricas importantes para esses objetivos).

Os alunos começaram com a folha de planeamento, onde definiram os objetivos, KPIs e métricas para irem acompanhando ao longo do semestre. Mensalmente, tiveram de ir preenchendo as folhas com as métricas de cada rede social que estão a monitorizar.

Nota: Com base nos objetivos e métricas definidas por cada aluno, foi-lhes dada liberdade total para alterarem as métricas em cada rede social. As métricas referidas no template servem apenas como guia. Além disso, algumas das minhas métricas iniciais podem não se aplicar a todos os casos e as métricas que identifiquei não são perfeitas, podendo ser necessárias modificações.

No final do semestre, cada aluno teve de criar um relatório trimestral das redes sociais do ISCIA e apresentar as suas principais análises, conclusões e sugestões de melhoria.

Embora as atividades em cima tenham permitido aos alunos acompanhar a interação e o crescimento das redes sociais do ISCIA e extrair alguns insights, não foi tida em consideração a monitorização da concorrência, as tendências do sector, etc – estou a guardar estas atividades para aula de Princípios, Técnicas e Estratégias de Comunicação e Marketing Digital que vou co-leccionar este semestre pela 1ª vez.

Por outras palavras, o uso deste template foi exclusivamente para monitorizar métricas e medir os esforços dos ISCIA nas redes sociais, vinculando-os a objetivos e KPIs.

Hootsuite Academy

Ensinar sobre métricas de social media - Hootsuite Academy

A Hootsuite Academy é um programa de ensino da Hootsuite que oferece aos professores e aos seus alunos acesso semestral livre a ferramentas e recursos profissionais para as redes sociais, tais como:

A cada aluno que optou por concluir a Certificação da Plataforma Hootsuite, ofereci dois valores extra na nota final da unidade curricular.

Que alterações irei fazer no próximo ano lectivo:

  • Para o projeto final, os alunos tiveram como base as redes sociais do ISCIA mas algumas das redes sociais foram pouco ou nada trabalhadas nos meses em análise, logo a análise feita pelos alunos ficou bastante limitada. No próximo ano, os alunos serão divididos em equipas e cada uma ficará como responsável por gerir uma das redes sociais do Instituto ou de um cliente pro bono.
  • Como era a primeira vez que os alunos ouviam falar da maioria dos termos, descobri que, se eu pedir aos alunos que acompanhem muitas coisas, estes vão ficar ficar sobrecarregados e não vão monitorizar nada. Por isso, vou simplificar o template e escolher o que quero mesmo que estes monitorizem.

Se tiver alguma opinião, sugestão ou recurso adicional sobre como ensinar métricas que gostaria de partilhar, deixe um comentário na seção em baixo.