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Os Instagram takeovers começaram a ganhar popularidade em 2012 quando marcas como a General Electric, Burberry e Food Republic convidaram Instagrammers a assumir os seus feeds por um dia.
O que começou como uma forma divertida de marcas e Instagrammers colaborarem, tornou-se num aspecto valioso de qualquer estratégia de Instagram marketing.
Se está à procura do que são Instagram takeovers e de como organizar um para impulsionar a sua conta no Instagram, este artigo é para si. Irei abordar 7 passos para um Instagram takeover bem sucedido, abordando vários tipos de convidados, formas de promover os seus takeovers, exemplos e como monitorizar o sucesso deste.
O que é um Instagram takeover?
Um Instagram takeover é quando assumimos a conta de Instagram de outra pessoa, temporariamente, e partilhamos conteúdo com a sua audiência. Os Instagram takeovers são uma forma fantástica de marcas, indivíduos e influenciadores colaborarem e de fazerem promoção cruzada de conteúdos.
Os takeovers começaram com marcas a permitirem que outros Instagrammers publicassem fotografias nos seus feeds, por um curto período de tempo, e continuaram a evoluir em conjunto com as funcionalidades disponibilizadas pela rede social. Actualizações como os vídeos, as stories e os live videos acrescentaram novas formas e empolgantes de fazer Instagram takeovers.
Mas porque que é que os Instagram takeovers funcionam tão bem?
Segundo Gary Vaynerchuk:
Estes takeovers, além de divertidos, são um óptimo exemplo de uma troca de valor 50/50 – uma parceria que é igual e mutuamente benéfica.
Com os takeovers, o anfitrião consegue alguém que pode trazer valor para os seus seguidores, enquanto o convidado tem a oportunidade de alcançar uma nova audiência. Na maioria dos casos, é uma situação win-win.
Além disso, os Instagram takeovers são uma forma excelente de aumentar os seguidores.
6 Passos para organizar um Instagram Takeover
1. Defina objectivos e métricas
O passo mais importante ao planear um Instagram takeover é, sem dúvida, definir que objectivos queremos alcançar.
Os seus objectivos vão influenciar a estratégia por de trás do seu takeover e as métricas que seleccionar vão permitir-lhe que meça o sucesso do mesmo.
Para o ajudar, deixo aqui alguns objectivos e respectivas métricas em que se pode apoiar ao planear o seu takeover:
- Aumentar a notoriedade de marca – crescimento de seguidores, alcance, número de visualizações, número de menções noutros canais, etc.
- Aumentar a interacção com a comunidade – Número de interacções (gostos, comentários, visualizações ou mensagens directas), número de visualizações do live, etc.
- Promover um produto ou um evento – Tráfego para o seu website, número de conversões, número de inscrições, etc.
Por exemplo, a agência Kuno Creative experimentou ter os seus colaboradores a assumir a conta de Instagram da agência. Os objectivos deles eram:
- Crescer a base de fãs da agência e a actividade no Instagram;
- Tornar a cultura e valores da agência transparentes e top-of-mind ao publicarem consistentemente conteúdos visuais envolventes.
As métricas que eles mediram foram as taxas de crescimento de seguidores e de interacção, o que eles definiram como (Gostos + Comentários)/Seguidores no final do takeover.
Nota: Eles descobriram que a taxa de interacção semanal da conta aumentou em 17,14%, através dos takeovers do colaboradores. Se estiver curioso para saber mais, veja este artigo que eles partilharam com a experiência deles com Instagram Takeovers.
2. Decida quem vai convidar
O próximo passo para executar o Instagram takeover é escolher o influenciador ou parceiro certo.
Nem todos os takeovers requerem um influenciador, mas trabalhar com alguém que já tem uma base sólida de seguidores é o ideal para crescer a sua audiência e expor a sua marca a outros públicos.
Existem três tipos de convidados. Dependendo do seu objectivo, pode querer escolher um convidado em vez de outro. Por exemplo, se o takeover está a ser realizado para dar a conhecer à sua audiência os bastidores de um evento, os seus colaboradores podem ser os convidados perfeitos.
Estes são os três principais tipos de convidados com quem pode trabalhar para um Instagram takeover:
- Influenciadores
- Colaboradores ou colegas
- Membros da comunidade ou clientes
Influenciadores
Os influenciadores são o tipo de convidado mais comum. Ter um influenciador a assumir a conta da sua empresa no Instagram é um excelente endosso para a sua marca, pois mostra aos seus seguidores que este confia nela.
Mas primeiro vamos analisar alguns conceitos básicos que deve ter em mente ao trabalhar com um influenciador:
- Uma base de seguidores alinhada com o seu público-alvo: Esta é a parte mais importante a ter em atenção. O marketing de influenciadores não vai funcionar a não ser que a audiência do influenciador corresponda ao seu público-alvo. Tenha uma visão clara de quem é o seu consumidor quando analisar os seguidores do influenciador.
- Uma base de seguidores envolvida: Não faz sentido escolher um influenciador cujos conteúdos não gerem acções. Não iria pagar por uma revista que não tem leitores, certo?
- Um utilizador que saiba o que está a fazer: Preste atenção ao que está a ser publicado. Ele está a receber muita interacção nas fotografias de gatos fofinhos mas nenhuma nas outras publicações? Se sim, escolha outro. Preste também atenção a se a pessoa ou marca utiliza os formatos correctos para a rede.
- Conteúdos alinhados com a imagem/mensagem/estética da sua marca.
Tenha em conta que, muitas das vezes, contas com um audiência menor mas mais direccionada têm taxas de interacção e de conversão superiores.
Para encontrar influenciadores, pode usar como suporte a ferramenta SocialRank. A versão gratuita da ferramenta permite-nos filtrar os nossos seguidores no Twitter, como base em palavras-chave, localização, interesses e actividade, e no Instagram com base na interação, palavras-chave da biografia, localização, número de seguidores e hashtags utilizadas.
Neste vídeo, pode ver como funciona:
Em vez de percorrer listas de influenciadores ou palavras-chave, na esperança de encontrar a pessoa ideal para a estratégia de marketing da sua marca, a Dovetale, permite-lhe pesquisar de forma simplificada. Assim como na pesquisa inversa de imagens no Google, a plataforma permite fazer o upload de fotografias no sistema deles, definir uma série de critérios e ver quais são os influenciadores que estão a publicar imagens semelhantes à nossa para ver se queremos trabalhar com eles. A ferramenta pesquisa influenciadores no Youtube, Instagram, Twitter e Twitch.
Aqui está um GIF que mostra como funciona:
Para que é que os takeovers de influenciadores são bons?
- Oferecer valor através de conteúdo útil ou exclusivo;
- Aumentar a interacção nas redes;
- Aumentar a notoriedade da marca.
Exemplo: Em 2015, a Instagrammer Anita da Costa assumiu a conta do Instagram da marca Andreia Professional para promover uma nova colecção da marca e partilhar os bastidores da sua visita à In Beauty – Feira de Estética, Cosmética e Cabelo.
Colaboradores ou colegas
Outro tipo comum de convidados são os colaboradores (ou colegas). Através de um Instagram takeover, os seus colegas podem dar aos seus seguidores uma visão interna da empresa e conectarem-se com eles a um nível mais pessoal.
Os seus colegas podem partilhar o seu dia-a-dia da empresa, da perspectiva deles, a qual pode ser bastante diferente da sua perspectiva – o que torna estes takeovers muito divertidos para os seus seguidores. Deixá-los assumirem o Instagram da empresa vai também acrescentar mais variedade à conta e permitir que os seguidores interajam com mais pessoas da empresa.
Para que é que os takeovers de colaboradores são bons?
- Interagir com a sua comunidade e construir relações;
- Dar a conhecer a cultura da sua empresa;
- Construir a imagem da sua marca.
Exemplo: A Buffer fez uma experiência à qual chamou #weekinthelife e onde os membros da equipa se revezaram para partilhar momentos da sua vida durante uma semana. Este foi uma forma divertida deles partilharem o seu trabalho e de se conectarem com a comunidade deles.
Live videos do Instagram
Os live videos do Instagram são outra forma excelente de assumirem a nossa conta sem que publiquem na nossa galeria. Como esta funcionalidade é, relativamente, recente ainda não consegui encontrar nenhum exemplo de takeovers, mas vai acontecer – acredite!
Se souber de alguma exemplo, partilhe comigo nos comentários em baixo. ?
3. Promova o Takeover
Mesmo que os takeovers sejam comuns na sua conta de Instagram é sempre importante que os promova e avise antecipadamente os seus seguidores.
Por isso, aqui estão algumas formas para promover o seu próximo Instagram takeover:
Anuncie no Instagram
Pode anunciar o takeover através de uma publicação no Instagram ou de uma story, um dia ou uma semana antes da sua realização.
O Shopify anunciou no próprio dia em que ia realizar um Instagram Stories takeover. Neste tipo de takeovers pode ser ainda mais importante anunciar, pois pode haver mais pessoas a percorrer o feed no Instagram do que a ver todas as Instagram Stories.
4. Execute o Takeover
Um dos maiores receios neste tipo de ações é como garantir a segurança da conta se tivermos de dar a nossa password. Certo?
Mas aqui vai um segredo: Não é necessário que deixe o convidado fazer login e assumir mesmo a conta da sua empresa no Instagram!
Em geral, existem duas formas para realizar um Instagram takeover:
- Um takeover completo onde o convidado recebe o acesso à conta da sua empresa no Instagram;
- Um semi-takeover onde o convidado lhe envia os conteúdos para que possa publicar na sua conta, em nome deles.
Takeover Completo
Dependendo das suas preferência e objectivos, esta pode ser a melhor opção para a sua empresa. Por exemplo, se pretende que os seus convidados estejam ao vivo, em tempo real, na sua conta de Instagram, terá de lhes dar o acesso à mesma.
Vantagens:
- Será mais autêntico uma vez que o convidado irá de facto assumir a sua conta;
- É menos confuso e trabalhoso, pois não terá de publicar nada em nome do convidado;
- O seu convidado vai poder ver e responder rapidamente aos comentários com a sua conta, especialmente nas Instagram Stories, uma vez que as respostas serão mensagens directas na sua conta;
- É a única forma de o convidado estar ao vivo na sua conta de Instagram.
Desvantagens:
- É menos seguro partilhar a sua password online e a sua conta pode ser comprometida;
- Terá menos controlo sobre o que o convidado irá partilhar, quando o fará e sobre o que este irá fazer com a conta da sua empresa (se confiar o suficiente no convidado, isto não será uma preocupação).
Como preparar um Instagram takeover completo:
Se optar por um takeover completo, recomendo que utilize uma forma segura de enviar a sua password, utilizando, por exemplo, o One-Time Secret. Como medida extra de segurança, não se esqueça também de alterar a password da conta no final de cada takeover.
Para usar o One-Time Secret, escreva a sua password no site e crie um link secreto. Se quiser aumentar a segurança, pode ainda escolher uma frase-chave.
Assim que os seus convidados abrirem o link para ver a password, o link desaparece para sempre, mantendo a sua password segura.
Semi-Takeover
Se estiver com receio de comprometer a sua password ou se pretender ajudar os convidados com as publicações, o ideal é que opte por um semi-takeover. O convidado tem apenas que lhe enviar as fotografias ou vídeos que pretende que sejam publicados e, posteriormente, alguém a sua empresa publicará quando pretender.
Vantagens:
- É mais seguro, pois não tem de partilhar a password da conta;
- Torna as coisas mais fáceis para o convidado, tornando esta parceria mais atraente.
- Vai ter o controle sobre quando publicar as fotografias ou vídeos.
Desvantagens:
- A ação poderá parecer menos autêntica, pois o convidado não estará de facto a assumir a conta;
- É mais trabalhoso para si e para a sua equipa, pois terão de publicar em nome do convidado;
- Os convidados não poderão responder directamente aos comentários (só se utilizarem a conta deles ara o fazer);
- O convidado não conseguirá ver os comentários nas Instagram Stories, pois estes irão para o Instagram Direct da conta da sua empresa;
- O convidado não estará ao vivo na sua conta de Instagram.
Como preparar um semi-takeover no Instagram:
Neste tipo de takeover, existe mais trabalho envolvido, havendo dois passos essenciais que terá de realizar:
1. Reunir os conteúdos a publicar.
Receba do convidado todas as fotografias e vídeos a partilhar, seja por email, Dropbox ou Google Drive.
Para posts no Instagram, peça ao convidado que lhe envie também o copy para companhar o conteúdo.
Para Instagram Stories, o seu convidado pode criar as histórias no telemóvel e guardá-las clicando no botão “Save/Guardar” da aplicação do Instagram.
2. Upload dos conteúdos.
Para Instagram posts, pode usar uma ferramenta para calendarizar as publicações.
Nota: A API do Instagram não permite a publicação automática, mas existem ferramentas que permitem calendarizar no desktop e, na hora que seleccionámos, recebemos uma notificação no telemóvel, para publicar. A vantagem aqui é não ter de transferir, manualmente, os ficheiros do seu desktop para o telemóvel. Uma ferramenta que recomendo para fazer isto é a Agorapulse.
Para as Instagram Stories, terá de transferir os ficheiros manualmente, pois, ainda, não existe uma forma de o fazer através do desktop.
Para publicar as Stories, deslize para cima para aceder às fotografias e/ou vídeos que adicionou ao telemóvel, nas últimas 24 horas.
5. Meça os resultados
Agora que já terminou o takeover, a única coisa que falta é rever a performance do mesmo. Uma das melhores formas de o fazer é comparar a alteração/evolução das métricas que identificou no 1º Passo. Por exemplo: Quantos fãs angariou durante o takeover? Qual o total de interacção que recebeu?
A Kuno Creative, a agência que mencionei logo no início do artigo, apurou que angariaram 450 seguidores desde que começaram a realizar takeovers.
Além de olharem para os números, a Kuno analisou também o tipo de conteúdos que funcionou melhor durante os takeovers. Trend topics, Boomerangs e imagens de alta qualidade foram os conteúdos que melhor funcionaram.
Se tiver definido uma hashtag específica para a ação, não se esqueça de analisar o número de conteúdos publicados com essa hashtag – principalmente se tiver pedido aos seus seguidores que publicassem conteúdos com a hashtag.
6. Extenda a sua campanha
Só porque o seu Instagram Takeover terminou, não significa que não possa colher mais frutos da campanha. Reúna todas as publicações do takeover e crie um artigo para o blog ou faça repost de publicações, relacionadas com a campanha, feitas por outros utilizadores. Talvez possa partilhar também alguns conteúdos dos bastidores do takeover.
Veja o exemplo da Andreia Professional em que, depois dos takeovers, publicou no seu Facebook álbuns dos bastidores de cada um:
Já realizou algum Instagram takeover – seja como convidado ou como anfitrião? Como é que correu? Partilhe connosco nos comentários.
3 thoughts to “Como Organizar um Instagram Takeover: Guia completo”
Olá Helena, tudo bem? Obrigada por mencionar o nome da Agorapulse, poderia apenas trocar o link para nosso site em português?
É esse aqui: wwa.agorapulse.com/pt
Obrigada!
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